21/12/2016 às 15h13m


Hidratação nas atividades esportivas – como se hidratar.

Para iniciarmos a prática de qualquer atividade esportiva, seja de forma amadora ou profissional, precisamos montar uma estratégia adequada de hidratação, pois esse será um ponto determinante para o sucesso ou fracasso de uma prova por exemplo.

Pensando na hidratação individual, algumas características tem que ser respeitadas e levadas em consideração, características individuais do atleta ou praticante da atividade esportiva, a intensidade e característica da atividade esportiva, o tempo de duração dessa atividade, condições climáticas, até mesmo o intervalo de tempo entre o consumo de líquidos, tudo isso precisa ser previamente calculado e programado.

Na pratica, a hidratação deve ser realizada de forma contínua e fracionada, o ideal é que o indivíduo consuma pequenas quantidades de líquido, o ideal é que a hidratação seja feita com água e bebida isotônica, em quantidades entre 200ml a 250ml a cada tomada com intervalos de 15 minutos. Essa quantidade de líquido pode variar de acordo com as características individuais de cada pessoa, mas, levando em consideração que o esvaziamento gástrico normal seja de 800ml a 1000ml por hora a quantidade média de 200ml a 250ml a cada 15 minutos tende a não causar desconforto gástrico. A temperatura do líquido deve preferencialmente ser gelada, mas a preferência do atleta também pode ser levada em consideração, podendo ser menos ou mais gelada.

A utilização de água para a hidratação deve ser feita sempre que a pratica esportiva seja em horários do meio da manhã em diante, quando o tempo da atividade seja inferior a 60 minutos e em temperaturas amenas. 

A utilização de bebidas isotônicas deve ser realizada sempre que a pratica da atividade física durar um tempo superior a 60 minutos. Também devemos utilizar bebidas isotônicas quando a temperatura do ambiente for superior a 36?C, quando a atividade esportiva for realizada a céu aberto, principalmente durante o dia. Nesse caso o ideal é que a hidratação seja feita intercalando uma tomada de água e uma de isotônico.

O mais importante é sabermos que cada indivíduo possui uma necessidade e que varia de acordo com as suas características como idade, sexo, peso, entre outras, essa necessidade também varia de acordo com o esporte praticado. As informações aqui contidas não substituem o acompanhamento de um profissional Nutricionista.

Um super beijo da Nutri.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas:


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: