Uma queixa comum no consultório é sobre fazer tudo certo, comer bem, fazer atividade física, beber bastante água e dormir bem, mas mesmo assim os resultados não chegam! Mas por que será então que você não tem resultados?

- Conceito errado sobre comer bem!
Muitas pessoas acreditam que, comer bem significa comer frutas, verduras e legumes, evitar as carnes e os ovos (porque aumentam o colesterol), consumir água à vontade, fazer horas e horas de caminhada e exercícios aeróbicos e, fazendo tudo isso basta!

Mas tudo isso está errado! 

Devemos sim, comer frutas, verduras e legumes, mas tudo com moderação, o excesso de frutas, verduras e legumes pode ser prejudicial, como por exemplo, uma pessoa que consome fruta à vontade pode estar ingerindo uma grande quantidade de calorias diárias, o que pode fazer com que essa pessoa ganhe peso ou impeça a perda de peso.

Outro ponto que temos que pensar é que nosso corpo precisa sim de carboidrato! Temos que parar de encarar o carboidrato como o vilão da história! Claro que, devemos consumir os alimentos fontes de carboidrato com moderação, principalmente em situações onde queremos perder peso, mas restringir totalmente o carboidrato não irá te fazer perder peso gordo e sim irá reduzir o seu peso magro, e isso poderá te transformar um "falso magro", que é quando a pessoa é visualmente magra, mas tem um percentual de gordura alto.

- Conceito errado sobre atividade física.
Eu não sou a pessoa mais indicada para falar sobre atividade física, lembrando que apenas os profissionais de Educação Física podem fazer orientações sobre qual a atividade física mais indicada para cada pessoa! Então, o que eu vou falar é sobre o conceito de gasto energético.

Toda atividade física gera um gasto de energia pós-treino, esse gasto varia de acordo com a atividade física praticada. Muitas pessoas acreditam que fazendo apenas uma caminhada já é o suficiente para um grande gasto de energia, o que não é verdade! Existem atividades físicas que geram um gasto energético mais alto e são realizadas em um tempo menor, como por exemplo, a musculação. 

- Conceito errado sobre hidratação
O nosso corpo necessita de água para manter plenamente as suas funções, mas, consumir apenas água não é o suficiente para assegurar uma ótima hidratação. Nos dias muito quentes lembre-se de consumir, além de água, as  bebidas isotônicas, também podemos utilizar a água de coco e suco de frutas.

- Qualidade de sono
Durante o sono são liberados diversos hormônios, e a qualidade do sono é fundamental para que ocorra essa liberação de hormônios de forma adequada. Uma pessoa com o sono ruim pode ter um desequilíbrio desses hormônios, o que pode gerar desde uma dificuldade para emagrecer, quanto o ganho de peso e dificuldades para o ganho de peso magro.

Gostou desse assunto? Na semana que vem vamos conversar sobre o consumo de carboidratos!

Um super beijo da Nutri


Autor: Giuliana Paiva

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05/01/2017 às 17h29m


Cumprindo as metas de Ano Novo

O ano de 2016 acabou e um novo ano se inicia e você repetiu as mesmas promessas do fim de 2015, mudar de vida, adquirir novos hábitos, começar uma atividade física, fazer uma dieta, mas e ai, você já colocou em prática?

O final de um ano é sempre um momento de reflexão, onde paramos e pensamos sobre tudo que aconteceu durante o ano e geralmente nos pegamos pensando; 

"_Poxa, porque eu não consegui fazer isso ou aquilo?"

Então, vamos juntos achar uma maneira de, em 2017, realizarmos tudo aquilo de idealizamos para esse novo ano.

A primeira coisa que devemos pensar é em construir metas reais! Não adianta querer perder aqueles 20kg que estão ai guardados há mais de 10 anos em 2 meses, então estabeleça metas reais, essa regra serve para qualquer coisa na sua vida! 

Se estivermos pensando em começar a praticar atividade física, não saia correndo até a loja mais próxima para comprar várias roupas de malhar, uma coqueteleira e todos os adereços que existem, o primeiro passo para você conseguir adquirir o hábito de se exercitar é começar aos poucos. Que tal começar indo a pé para o trabalho ou descer do ônibus 2 pontos antes e para quem tem carro, estacionar 3 ruas antes ou depois do lugar habitual? Esse tipo de atitude faz com que a rotina de caminhar seja algo normal do seu dia a dia, com o tempo a atividade física fará parte da sua vida, então, começar a malhar não será um martírio.

E para aquelas pessoas que passaram o ano inteiro pensando em começar a estudar para um concurso ou pretendiam ler um livro, pretendiam fazer um curso, entre outras coisas, a regra é sempre uma só, comece traçando metas reais.

Então vamos lá;

1 – Anote em um papel tudo o que você gostaria de fazer esse ano.
2 – Enumere o passo a passo para que você consiga alcançar seus objetivos.
3 – Estabeleça metas diárias, semanais e mensais que você deverá cumprir, como por exemplo, para quem deseja começar uma dieta – Meta diária: comer 1 fruta todos os dias à tarde/Meta semanal: consumir refrigerante só no domingo/Meta mensal: ficar 1 final de semana sem comer besteiras. Essa regra serve para qualquer atividade que você queira realizar, como por exemplo estudar para um concurso, estabeleça inicialmente 1 hora de estudos diários, ao longo do tempo vá aumentando o número de horas de estudo e assim por diante.
4 – Cumpra suas metas por 1 mês e avalie como você se saiu, faça um diário onde você anotará como foi seu dia a dia para que você tenha a real noção de como foi seu desempenho em cumprir as suas metas.
5 – Seja rígido consigo mesmo, não passe a mão na sua própria cabeça! Nós temos o costume de termos pena de nós mesmo, por exemplo, aquele pensamento de "ah, hoje eu estou muito cansado" ou "só hoje eu vou descansar, amanhã eu volto aos meus estudos" ou ainda pior "vou comer só esse chocolate, 1 pedacinho não faz mal". Seja firme, você estabeleceu a regra? Então cumpra a regra!
6 – Seja feliz com os seus resultados.

Espero que todos façam uso dessas dicas, desejo a vocês que todos os desejos de ano novo sejam alcançados e todos sejam felizes. Um próspero ano novo, muitas bênçãos e muito paz para todos nós.

Um super beijo da Nutri


Autor: Giuliana Paiva

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Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
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