26/04/2016 às 08h53m


Efeito sanfona – como evitar

O Efeito Sanfona é muito comum, muitos pacientes chegam ao consultório relatando passar por esse momento, onde a pessoa perde uma grande quantidade de peso em um curto espaço de tempo e logo em seguida ganha peso novamente, provavelmente mais peso do que perdeu.

Mas qual o motivo disso acontecer?

O corpo humano é muito inteligente, nós não conseguido enganá-lo com tanta facilidade! Muitos métodos são utilizados, como a dieta da proteína ou da sopa, o uso de medicamentos que inibem o apetite, medicamentos que provocam saciedade, o uso de shakes e chás, enfim, existem muitos artifícios que prometem a perda de peso rápida, mas quando o processo de emagrecimento acaba o ganho de peso é certo, então ocorre o efeito sanfona.

O nosso corpo estoca energia na forma de gordura, isso ocorre porque ingerimos mais energia do que gastamos, energia é a caloria os alimentos. Quando promovemos um emagrecimento rápido nosso corpo entende que estamos em carência, isso ocorre porque até então você ofertava mais energia ao seu corpo do que ele precisava, e de uma hora para a outra essa oferta caí bruscamente. Na natureza existem os momentos de escassez de alimentos e é por isso que o nosso aprendeu, com a evolução humana, a estocar energia.

Quando racionamos energia para o nosso corpo ocorre o catabolismo proteico, que é quando o seu corpo utiliza a massa muscular para a obtenção de energia. Sendo assim, quando emagrecemos muito rápido nosso corpo perde o peso magro, da massa muscular, poupando o peso gordo, que é a gordura acumulada.

Mas por que o ganho de peso tão rápido? Não é interessante para o nosso corpo perder peso magro, aquele momento da dieta foi entendido pelo corpo como um momento adverso, de carência realmente, então quando a pessoa volta a ofertar mais energia para o corpo, rapidamente o corpo reestabelece o volume de peso magro.

Agora, uma curiosidade, por que quando isso acontece a pessoa tende a ganhar mais peso do que perdeu? Lembram que eu disse acima que o nosso corpo é muito inteligente e encara esses períodos de dietas severas como um momento de carência? Então! Nosso corpo após reestabelecer o que foi perdido, tende a guardar mais gordura para que o corpo esteja preparado para passar por mais momentos de carência como esse.

Então meus amores, a dica é, não façam loucuras, não peguem dieta da internet ou de outra pessoa, nós temos necessidades diferentes uns dos outros, então procurem um Nutricionista capacitado para te atender!

Um super beijo da nutri;


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: efeito sanfona - como evitar - nutrição


Compartilhe:



20/04/2016 às 10h04m


Veganos e Vegetarianos, entendendo esse estilo de vida.

A exploração animal, seja ela pelo consumo de carne, ovos, leite e a exploração do trabalho animal, há muitos anos tem sido discutido. Atualmente, leis estão sendo criada para acabar com a exploração do trabalho animal e a crueldade contra os animais, mas o movimento do vegetarianismo e do veganismo já se opõe contra quaisquer tipo de exploração animal há muitos anos.

O primeiro movimento a surgir, com a ideologia de uma dieta livre do consumo de animais foi o vegetarianismo, a história sugere que o vegetarianismo surgiu no século XIX na Europa, advindo de um sentimento de respeito aos animais, sugere-se que a filosofia indiana tenha exercido influencia sobre o movimento de vegetarianismo, devido a sua base filosófica de respeito e adoração aos animais. Filósofos começaram a se questionar o quanto era certo ou errado nos alimentarmos de animais, a existência dessa necessidade entre outros aspectos, concretizava-se a base sólida do movimento. O que era, de certa forma, aceito por essas pessoas, era o consumo dos produtos animais, como ovos, leite e seus subprodutos, como queijos e iogurtes.

Algum tempo mais tarde, em 1944, advindo de discordâncias entre membros da Sociedade de Vegetarianismo, fundou-se o movimento Veganismo, que baseia seus princípios na completa "não exploração dos animais", os indivíduos veganos então não consumiriam nenhum tipo de alimento de origem animal e não lutam pela abolição de qualquer tipo de exploração animal, seja o seu consumo como o trabalho animal, outros produtos como roupas e calçados e chegam a abolir o consumo de vitaminas e suplementos de origem animal.

Os dois movimentos possuem uma ideologia de respeito a vida animal, situações de exploração de animal como, exposição de animais para entretenimento, exploração de animais para o vestuário, para trabalhos como o de cavalos que puxam carroças até a completa exaustão, animais engaiolados, enjaulados e acorrentados, tudo isso envolve os movimentos de Vegetarianismo e Veganismo.

Antes de falarmos do ponto de vista nutricional, eu gostaria de expor todos o meu respeito às pessoas que escolhem quais quer um dos dois movimentos, acredito que não seja fácil nos desprendermos de todo um ensinamento e um estilo de vida onde consome-se produtos de origem animal. O meu respeito vai muito além da disponibilidade em abrir mão do consumo alimentar, mas segue pelo caminho onde pessoas buscam acabar com a crueldade animal e entendem que a dor que sentimos é sentida também pelos animais.

Do ponto de vista nutricional, quando falamos do consumo animal, basicamente estamos falando do consumo de proteínas e gorduras. As proteínas provenientes de produtos animais são proteínas biodisponíveis, o que significa que nosso corpo consegue utiliza-las da melhor maneira possível, seja para a reconstrução muscular, seja para a manutenção da vida. Nós necessitamos de diversas proteínas para manter o bom funcionamento do nosso corpo, ainda que não consumamos as proteínas inteiras, necessitamos de muitos aminoácidos, existe ainda aminoácidos essenciais, que o nosso corpo não produz, mas são essenciais à nossa vida.

Além da proteína, algumas vitaminas são de origem animal e também são essenciais à nossa vida, como algumas vitaminas do complexo B.

A carência nutricional que esses dois estilos de vida podem acarretar, pode gerar um quadro grave de distúrbios, daí a necessidade de se realizar uma suplementação de vitaminas adequada, devido a isso o papel do nutricionista é extremamente importante para a nutrição dessas pessoas. Procurem um nutricionista capacitado para adequar o seu plano alimentar.

Um super beijo da Nutri


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: veganos - vegetarianos - estilo de vida - nutrição


Compartilhe:



12/04/2016 às 10h59m


Óleo de Coco e suas propriedades

Atualmente tem-se falado muito sobre o coco e seus produtos, como o leite de coco e o óleo de coco, mas você sabe quais os seus principais benefícios e como melhor utilizar esses produtos? Bom, vamos falar sobre o coco então.

O coco tem alto valor nutricional, a água contida em seu interior é um isotônico natural, fonte de minerais e pode ser utilizada para evitar a desidratação, mas o benefício que tem chamado a atenção das pessoas é a capacidade de auxiliar no emagrecimento.

O óleo de coco tem em sua composição um ácido chamado Ácido Láurico, entre outros triglicerídeos de cadeia média. O seu consumo tem sido relacionado à redução do peso corporal, redução do IMC, da circunferência de cintura, entre outros benefícios. Isso ocorre devido a sua absorção, diferente de outras formas de triglicerídeos, os triglicerídeos de cadeia média são mais facilmente absorvidos e caem de forma mais rápida na corrente sanguínea e são quase completamente metabolizados no fígado, sendo assim, são apenas uma pequena parte desses triglicerídeos de cadeia média são armazenados como forma de gordura.

Quando o Ácido Láurico é metabolizado, gera um nutriente chamado monolaurina, que tem a capacidade de inibir a replicação viral evitando a multiplicação de vírus, bactérias maléficas à nossa saúde, fungos, daí a sua fama de ser anti-inflamatório e antibiótico natural.

O Ácido Láurico também induz a liberação de uma substância chamada Interleucina 2, que estimula nosso sistema imunológico através da indução da medula à produção de células de defesa, essa é uma substância aliada contra o câncer e da AIDS, pois contribui para o melhor funcionamento imunológico.

Além de todos os benefícios já citados como, auxilio do controle do peso pois apenas uma pequena parte é armazenada no tecido de gordura, auxilia o sistema imunológico, o Ácido Láurico auxilia no controle entre os triglicerídeos e colesteróis, tem ação antienvelhecimento devido às suas funções antioxidantes, auxilia no bom funcionamento da tireoide, entre muitos outros benefícios.

O Óleo de coco pode ser utilizado em substituição de outros óleos vegetais como o de soja, milho, canola, em substituição de manteigas e margarinas na preparação de receitas culinárias, pode ser utilizado em pré treinos e ao longo do dia. Para maiores informações sobre as quantidades que cada um pode utilizar, procurem uma nutricionista capacitada para te auxiliar, a dica não substitui um acompanhamento nutricional.

Um super beijo da Nutri Giuliana Paiva.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: óleo de coco - propriedades - nutrição


Compartilhe:



05/04/2016 às 12h16m - Atualizado 05/04/2016 às 13h39m


Arnold Classic Brasil 2016

No último sábado, dia 02 de abril, visitei a Arnold Classic Brasil 2016, que ocorreu no Riocentro, Rio de Janeiro. Esse é o maior evento multiesportivo do mundo; reúne competições de artes marciais, de modalidades esportivas em geral, competições paradesportivas, entre outros.

Também encontramos na feira os stands das melhores marcas de suplementos nutricionais e suprimentos esportivos, material esportivo como aparelhos e equipamentos para academias, roupas esportivas e diversas outras curiosidades.

O evento conta com a Arnold Conference que é um acontecimento à parte, onde são ministradas palestras para profissionais da área de nutrição, educação física, medicina esportiva, fisioterapeutas e atletas.

É na Arnold que são lançados os melhores suplementos que virão para o mercado, e eu como nutricionista, não pude perder todas essas novidades. Visitei os stands das marcas Probiótica, Max Titanium, Integralmedica, Fullife, Atlhetica Nutrition, Essential Nutrition, Fullife Nutrition, entre outras É muita coisa bacana que está sendo lançada! Ganhei vários produtos para experimentar, lançamentos de whey protein, pré treino, carboidratos, colágeno, BCAA, proteínas veganas, chocolates veganos, chocolates em geral, brigadeiro de whey... Muita coisa legal! E como vocês sabem, eu só prescrevo o que eu já usei e aprovei, então aguardem as novidades que estão chegando.

O evento conta ainda com a presença de vários famosos do instagram, o que se torna uma atração à parte para o público em geral.

Minha experiência com a Arnold: Vale muito a pena visitar o evento, no caso dos profissionais da área, para aumentar o conhecimento na área do esporte, nutrição esportiva, medicina do esporte, etc., e para o público em geral, vale a pena conhecer de perto os atletas!

Um super beijo da nutri.

image

image

image

image

image

image

image



Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: Arnold Classic, suplementos, suprimentos, novidades, multiesportivo, atletas


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: