18/01/2018 às 17h21m


Os primeiros 10 dias sem açúcar.


 

Então chegamos à marca dos primeiros 10 dias vencidos sem o açúcar! Merecemos receber os parabéns, pois essa não é uma tarefa nada fácil.

Nos últimos 25 anos nós estamos passando por uma transição nutricional, onde os fast foods se popularizaram e nós, ao contrário do que nossos avós nos ensinaram, trocamos as verduras, saladas da horta de casa pelos hambúrgueres e refrigerantes, nós viciamos o nosso paladar e dar um passo atrás e retirar da nossa alimentação esses alimentos superprocessados, cheios de açúcar não será moleza.

Nos primeiros 10 dias de retirada do açúcar, nosso corpo irá reclamar. As dores de cabeça, aquele alimento sem sabor ou o gosto amargo do café, tudo isso será novidade para o nosso corpo. Em nossa língua existe pequenos pontinhos sensoriais, esses pontinhos são as nossas Papilas Gustativas e é através dessas papilas que sentimos o sabor dos alimentos.

Uma alimentação rica em sódio, açúcares, rica em realçadores de sabor, provoca um certo tipo de irritação dessas papilas, reduzindo a capacidade sensorial delas, então, nós passamos a sentir sabor apenas nos alimentos que são extremamente temperados, doces ou salgados. A partir de então, nós passamos a sentir menos o sabor dos alimentos naturais, como as frutas, legumes e verduras, deixando o nosso paladar viciado nos alimentos superprocessados.

Outro ponto a ser levado em consideração é que alimentos com grande palatabilidade, quer dizer, muito saborosos, nos levam a consumir uma quantidade maior de alimento, mesmo quanto já estamos saciados, isso ocorre devido a uma inibição da resposta metabólica de fome/saciedade, permitindo que continuemos a comer mesmo quando já suprimimos a nossa necessidade fisiológica.

Também precisamos considerar que os alimentos ricos em açúcares e gordura nos levam a desenvolver a obesidade, e a obesidade já está sendo ligada a um estado de vício, já que gera em nosso corpo respostas neurológicas de recompensa, o que também ocorre no vício das drogas, envolvendo neurotransmissores como a dopamina e neurotransmissores opióides, sugerindo um estado paralelo entre o uso de drogas e a obesidade.

Agora você entendeu o quanto foi benéfico para o seu corpo esses 10 dias sem açúcar?

Então vamos nos manter firmes no propósito para conquistar 1 mês sem o açúcar de adição.

Beijinhos da Nutri.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: açúcar,alimentação,frutas,irritação


Compartilhe:



04/01/2018 às 15h19m


Gordofobia, uma piada sem graça!


 

Você sabe o que é "Gordofobia"?
O dicionário diz que Gordofobia é a Aversão ou medo de pessoas gordas, mas na vida real a Gordofobia está bem mais próxima de nós!

Os padrões de beleza atuais cultuam corpos magros e definidos, um padrão único que não leva em consideração o biotipo da maior parte da população, e quando falamos de biotipos precisamos considerar a individualidade biológica de cada um nós.

A Gordofobia não está devidamente classificada e explicada pelo dicionário, há uma problemática muito maior por atrás desse termo, então, vamos expor tudo o que nós estamos sofrendo atualmente.

Não só pessoas obesas e com sobrepeso sofrem com a Gordofobia, a realidade é que todos nós sofremos e praticamos esse tipo de preconceito! A Gordofobia está mais presente do que podemos imaginar no nosso dia a dia, está presente em frases como:

"Vou comer para morrer!"
"Acho que não vou caber naquela calça amanhã."
"Ela é tão bonita de rosto, como pode ter aquele corpo?"
"Como ela tem coragem de vestir aquela roupa? Ela não sabe que é gorda?"
"Detesto gente gorda!"
 "Rolha de poço", "Elefante", "Gordo nojento", "Gordo é tudo igual", "Você deveria procurar roupas que te favoreçam"...

Se familiarizou com alguma frase? Pois é, a Gordofobia é algo que está no nosso cotidiano, não é mesmo? Mas esse preconceito também está disfarçado entre as frases legais, como:

"Gordelicia"
"Ela é gorda mas é gostosa"
"Você é tão fofinha"
"Você não é gorda, você é linda"
"você só está acima do peso"
"Mesmo gordinha você ainda é bonita"
"Você é tão corajosa de colocar um biquíni mesmo sendo gordinha"
"Você tem uma autoestima incrível, está acima do peso mas se ama"

Não tem mais graça, ninguém aguenta mais! O problema é que nós mesmo nos massacramos com as frases e atitudes gordofóbicas, tentamos nos adequar a um padrão inalcançável, tentamos fazer parte de um grupo em que não nos encaixamos.

Junto com a Gordofobia nós bombardeamos e somos bombardeados com a pressão social pela busca da beleza, uma busca incansável para sermos magros com a pele linda e cabelos lisos.

Isso tudo já cansou e a não tem mais graça, precisamos desmascarar esse tipo de preconceito e não aceitar mais essa imposição pela perfeição! Somos muito especiais, cada um com o seu corpo e forma física, é isso que nos torna únicos. Vista a sua beleza e seja feliz.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: gordofobia,piadas,medo,preconceito


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: