04/01/2018 às 15h19m


Gordofobia, uma piada sem graça!


 

Você sabe o que é "Gordofobia"?
O dicionário diz que Gordofobia é a Aversão ou medo de pessoas gordas, mas na vida real a Gordofobia está bem mais próxima de nós!

Os padrões de beleza atuais cultuam corpos magros e definidos, um padrão único que não leva em consideração o biotipo da maior parte da população, e quando falamos de biotipos precisamos considerar a individualidade biológica de cada um nós.

A Gordofobia não está devidamente classificada e explicada pelo dicionário, há uma problemática muito maior por atrás desse termo, então, vamos expor tudo o que nós estamos sofrendo atualmente.

Não só pessoas obesas e com sobrepeso sofrem com a Gordofobia, a realidade é que todos nós sofremos e praticamos esse tipo de preconceito! A Gordofobia está mais presente do que podemos imaginar no nosso dia a dia, está presente em frases como:

"Vou comer para morrer!"
"Acho que não vou caber naquela calça amanhã."
"Ela é tão bonita de rosto, como pode ter aquele corpo?"
"Como ela tem coragem de vestir aquela roupa? Ela não sabe que é gorda?"
"Detesto gente gorda!"
 "Rolha de poço", "Elefante", "Gordo nojento", "Gordo é tudo igual", "Você deveria procurar roupas que te favoreçam"...

Se familiarizou com alguma frase? Pois é, a Gordofobia é algo que está no nosso cotidiano, não é mesmo? Mas esse preconceito também está disfarçado entre as frases legais, como:

"Gordelicia"
"Ela é gorda mas é gostosa"
"Você é tão fofinha"
"Você não é gorda, você é linda"
"você só está acima do peso"
"Mesmo gordinha você ainda é bonita"
"Você é tão corajosa de colocar um biquíni mesmo sendo gordinha"
"Você tem uma autoestima incrível, está acima do peso mas se ama"

Não tem mais graça, ninguém aguenta mais! O problema é que nós mesmo nos massacramos com as frases e atitudes gordofóbicas, tentamos nos adequar a um padrão inalcançável, tentamos fazer parte de um grupo em que não nos encaixamos.

Junto com a Gordofobia nós bombardeamos e somos bombardeados com a pressão social pela busca da beleza, uma busca incansável para sermos magros com a pele linda e cabelos lisos.

Isso tudo já cansou e a não tem mais graça, precisamos desmascarar esse tipo de preconceito e não aceitar mais essa imposição pela perfeição! Somos muito especiais, cada um com o seu corpo e forma física, é isso que nos torna únicos. Vista a sua beleza e seja feliz.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: gordofobia,piadas,medo,preconceito


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: