26/01/2016 às 07h52m


Você está fazendo dieta de revista?

A internet, as revistas, todas elas trazem várias dietas para quem quiser seguir, a promessa é sempre milagrosa, como "perca 7kg em 1 semana".

Segundo um estudo realizado no ano passado, que avaliou dietas publicadas em revistas, a quantidade de vitaminas que essas dietas oferecem não supre a necessidade diária recomendada. Esse mesmo estudo sugere que as dietas geralmente são pobres em carboidratos e gorduras e ricas em proteínas, o que também não é adequado, pois não podemos generalizar as necessidades nutricionais das pessoas. Concluiu-se nesse estudo que as dietas publicadas em revistas não são adequadas para a perda de peso saudável e para promover uma mudança nos hábitos alimentares das pessoas.¹

Outro estudo também publicado no ano passado aponta o risco que as pessoas correm quando praticam esse tipo de dieta, a maior inadequação segundo esse estudo é quando comparamos a necessidade diária dos macronutrientes (carboidrato, proteína e lipídeos) segundo a recomendação diária de consumo e a quantidade ofertada por essas dietas. As dietas de revistas, não levam em conta as necessidades diárias individuais, o que já não é adequado, e as dietas voltadas para o emagrecimento oferecem uma quantidade muito baixa de carboidrato, o que está em desacordo com as recomendações diárias. Esse estudo também destaca os riscos de se praticar uma dieta sem a orientação de um profissional capacitado, o nutricionista.²

Os veículos utilizados pela mídia trazem vários modelos de dietas, todas ali, prontas para você começar no mesmo dia, prometem beleza, emagrecimento, aquela barriga chapada, mas nenhuma delas é adequada para você!

A mídia investe pesado nesse universo da beleza e da falsa saúde, esse interesse é devido principalmente pela industria alimentícia, que formula seus produtos e quer vende a qualquer custo.

Não se engane com as falsas promessas, não existem alimentos milagrosos, não existe dieta milagrosa, procure a orientação de um nutricionista, busque a beleza sem perder a sua saúde, as dietas devem ser feitas levando em consideração a individualidade de cada um, devem ser calculadas e respeitando as recomendações diárias de nutrientes.

Fiquem de olho!

Um super beijo e um carinho.

SOUZA, M. G., ANDRADE, I. E. L., RAMALHO, A. A. Adequação nutricional de dietas para perda de peso em revistas não científicas brasileiras. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, v. 10, n. 4, p. 947-961, 2015.

SILVA et al. Teor Calórico e de macronutrientes de dietas veiculadas em revistas femininas não científicas impressas. Revista Interdisciplinar, v. 8, n. 4, p. 135-142, 2015.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: dieta - revista - nutrição


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: