23/02/2016 às 09h06m


Vamos falar de vitaminas? – Vitamina A

A Hipovitaminose, que é a deficiência de vitaminas é algo muito comum na prática clinica, muitas vezes identificamos por meio de exames laboratoriais, mas também existem as manifestações clínicas, aquela que podemos ver no nosso corpo como queda de cabelo, unhas quebradiças, e você sabia que a dificuldade de enxergar à noite também pode ser causada por uma deficiência de vitamina?

A vitamina A é extremamente importante, principalmente durante a infância e a adolescência, pois uma de suas funções é a diferenciação celular, atua no sistema imunológico e principalmente na função visual.

Uma das principais conseqüências da deficiência da vitamina A é a Xeroftalmia, um processo que causa lesões nas córneas e conjuntiva devido a baixa ou nenhuma produção de lágrimas pelo canal lacrimal que na xeroftalmia fica obstruído. Uma outra característica da Xeroftalmia é a "Mancha Bitot", uma mancha esbranquiçada que aparece na conjuntiva, a parte branca do olho, com um aspecto enrugado, granulado. 

Uma outra característica da Hipovitaminose A é a cegueira noturna, aquela dificuldade em enxergar em lugares muito escuros ou durante a noite, esse sintoma é muito comum em adultos e idosos.

A deficiência de Vitamina A ou Hipovitaminose A é principalmente causada pelo baixo consumo de alimentos fontes de vitamina A e pela falta de amamentação ou o desmame precoce do bebê. Algumas medidas foram tomadas pelo governo para a prevenção dessa doença, como o enriquecimento de alimentos com a Vitamina A, assim como com outras vitaminas e minerais, como é o caso da "farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico".

Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – Taco, os principais alimentos fontes de Vitamina A são os produtos de origem animal como Leite, manteiga, queijos, Fígado, ovos, camarão, entre outros.

Manter uma alimentação saudável e variada é sempre a melhor opção para não corrermos o risco de desenvolver carências nutricionais.

Fiquem de olho nas próximas postagens.

Um beijo meus amores.


http://www.unicamp.br/nepa/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf

SILVA, E. I. G.; et al. CONSUMO ALIMENTAR DAS VITAMINAS A, C, B9 E ZINCO POR ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 39, n. 3, p. 598, 2015.

KURIHAYASHI, A. Y.; et al. Estado nutricional de vitaminas A e D em crianças participantes de programa de suplementação alimentar Vitamin A and D status among child participants in a food supplementation program.Cad. Saúde Pública, v. 31, n. 3, p. 531-542, 2015.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: vitamina A - nutrição - deficiência


Compartilhe:



16/02/2016 às 13h12m


Vamos falar de vitaminas? – Vitamina D.

Eu observo na prática clínica que cada vez mais pessoas chegam ao consultório com deficiência de Vitamina D, pessoas de todas as idades e de ambos os sexos.

A vitamina D é de extrema importância para a saúde óssea, ela promove a absorção do cálcio, participando ativamente do desenvolvimento adequado dos ossos. Durante a infância a carência de Vitamina D pode levar ao desenvolvimento inadequado dos ossos provocando mal formações, o quadro mais grave da deficiência dessa vitamina é o raquitismo. Durante a vida adulta e a terceira idade, a carência de vitamina D pode levar ao desenvolvimento de doenças como a osteoporose.

Mas a vitamina D não trabalha apenas nas funções de fixação do cálcio nos ossos, ela atua também nas funções endócrinas como na secreção hormonal, atua no sistema imunológico, entre outros. Sua carência está ligada a fatores de predisposição ao desenvolvimento de diversos tipos de cânceres, inflamações e infecções, doenças autoimunes como psoríase e outras doenças cutâneas, doenças metabólicas como Diabetes e obesidade e aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

A vitamina D é sintetizada pela pele em exposição solar ou por suplementação, e sendo assim, por que um país como o Brasil, sofre com a carência de Vitamina D? O uso de protetores e bloqueadores solares e a não exposição ao sol são os principais fatores do aparecimento dessa carência.

Devido aos efeitos maléficos do sol para a nossa pele, a recomendação é que todos usem protetores solar, e mesmo em risco de carência essa recomendação não deve ser quebrada.

A solução para tratar a carência de vitamina D é procurarmos um profissional capacitado para fazer o diagnóstico, como o médico e o nutricionista, para adequar a sua dieta apenas o nutricionista.

Se informe, fique de olho, não sofra com a carência de vitaminas.

Um super beijo meus amores.

DO PRADO, M. R. M. C.; et al. Prevalência de deficiência de vitamina D e fatores associados em mulheres e seus recém?nascidos no período pós?parto. Revista Paulista de Pediatria, v. 33, n. 3, p. 287-294, 2015.

KURIHAYASHI, A. Y.; et al. Estado nutricional de vitaminas A e D em crianças participantes de programa de suplementação alimentar Vitamin A and D status among child participants in a food supplementation program.Caderno de Saúde Pública, v. 31, n. 3, p. 531-542, 2015.

RAFAELLI, R. A.; et al. Influência da vitamina D nas doenças endocrinometabólicas. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, v. 36, n. 1Supl, p. 333-348, 2015.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: vitamina d - vitaminas - nutrição


Compartilhe:



11/02/2016 às 09h17m


O consumo do veneno diário!

Diversos países vêm mudando os seus guias alimentares, que são cartilhas com diretrizes e orientações sobre o consumo alimentar da população. No dia 07 de janeiro os EUA lançaram seu Guia Alimentar para a População Americana para os próximos cinco anos (2015-2020), a novidade é que o país trouxe como recomendação o consumo de no máximo 10% das calorias totais diárias de alimentos com adição de açúcar e gordura saturada. O que isso significa? Os países e seus governantes estão entendendo o quão prejudicial é o consumo excessivo de carboidrato refinado e de gorduras saturadas como a gordura trans, presente em alimentos ultraprocessados.

O açúcar está presente em vários alimentos que nem imaginamos, um estudo publicado em 2015, com base nos dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2013, evidenciou o consumo de alimentos não saudáveis relacionado a doenças crônicas não transmissíveis no Brasil. Segundo esse estudo, mais de 20% da população brasileira apresentou comportamento de risco segundo as praticas alimentares para desenvolver as doenças crônicas não transmissíveis, como Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial, Doenças Cardiovasculares, entre outras.

No Brasil, estudos que comparam a disponibilidade de açúcar de adição nos alimentos, aquele açúcar que, por exemplo, está presente nos refrigerantes, nos alimentos industrializados em geral, demonstram que a população brasileira chega a consumir, em determinadas partes do país, mais de 50% do total de calorias consumidas diariamente de açúcar de adição. Sendo assim, podemos dizer que a base da dieta dessas pessoas é de alimentos industrializados, o que aumentam os riscos de desenvolverem doenças ligadas ao consumo excessivo desse tipo de alimento.

Podemos concluir que o consumo de alimentos com alto teor de carboidrato refinado, gordura saturada, aquele açúcar e gordura adicionado ao alimento, está diretamente ligado ao desenvolvimento de doenças que atingem grande parte da população brasileira. Esse consumo alimentar de risco e o sedentarismo que também vêm crescendo, são fatores que contribuem para o desenvolvimento de sobrepeso e obesidade, que por si só são situações que aumentam o risco de desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis.

Levar uma vida mais saudável, reduzir o consumo de alimentos industrializados, priorizar o consumo de alimentos naturais e praticar atividades físicas regulares, continuam sendo os principais fatores de proteção contra doenças. Leve uma vida mais saudável, preserve a sua saúde, cuide-se!

Fiquem ligados nas próximas postagens. Um beijo meus amores.

http://health.gov/dietaryguidelines/2015/guidelines/#navigation

CLARO, R.M. et al. Consumo de alimentos não saudáveis relacionados a doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: Pesquisa Nacional de Saúde, 2013. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 24, n. 2, p. 257-265, 2015.

LEVY, R. B. et al. Disponibilidade de "açúcares de adição" no Brasil: distribuição, fontes alimentares e tendência temporal. Revista brasileira de epidemiologia, v. 15, n. 1, p. 3-12, 2012.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: açúcar - veneno - dia a dia


Compartilhe:



02/02/2016 às 08h10m


Para aproveitar toda a folia, hidrate-se!

Durante períodos de festas como o carnaval, geralmente as pessoas passam longos períodos sem se alimentar, consomem bebidas alcóolicas, dançam por muitas horas, não descançam, mas você sabe como aproveitar ainda mais a sua festa?

A desidratação faz parte de uma lista atualizada, publicada em 2010 por um estudo supervisionado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, onde são listadas causas de mortes no brasil, a desidratação compõe o grupo de causas de morte evitáveis. ¹

Durante a prática de qualquer atividade física, como por exemplo quando pulamos carnaval, a nossa temperatura corporal aumenta e consequentemente perdemos mais líquidos, esse quadro é agravado em ambientes de clima mais quente, como a nossa região. Os sintomas da desidratação são claros, sentimos mais sede, perdemos o apetite, quando a desidratação se agrava podemos ter vertigens, nauseas, nos sentimos fadigados, se a desidratação for muito severa podemos sentir dores de cabeça e até perda dos sentidos.²

O consumo de álcool é frequente nessa época , além do alcool ser diurético, o que te faz perder líquido,  seu consumo pode levar a quadros de vômito e diarréia, o que agrava a desidratação.

Então as dicas são:
Consuma bastante líquido.

Consuma bebidas isotônicas como Gatorade para recuperar os sais minerais perdidos no suor.

Consuma alimentos leves, mas não deixe de se alimentar.

Fique de olho nas crianças e nos idosos, eles se desidratam com mais facilidade que os adultos, então ofereça sucos, água, soro caseiro, use a criatividade.

Evite consumir bebidas álcoolicas em excesso.

Descanse, durma bem, assim você terá energia para curtir todos os dias de folia.

Em caso de vômito, diarréia, desmaios pelo excesso de álcool, procure atendimento médico imediatamente!

Anotou as dicas? Então você está pronto para curtir a folia.

Um beijo meus amores.


1- MALTA, D. C. et al. Atualização da lista de causas de mortes evitáveis por intervenções do Sistema Único de Saúde do Brasil.Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 19, n. 2, p. 173-176, 2010.

2 – MIYASATO, L. M., et al. Presença de sintomatologia de desidratação após o exercício físico em academia do município de São Paulo. Revista Brasileira de Nutriçao Esportiva, v. 9, n. 52, p. 281-287, 2015.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: folia - carnaval - hidratação


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: