21/12/2016 às 15h13m


Hidratação nas atividades esportivas – como se hidratar.

Para iniciarmos a prática de qualquer atividade esportiva, seja de forma amadora ou profissional, precisamos montar uma estratégia adequada de hidratação, pois esse será um ponto determinante para o sucesso ou fracasso de uma prova por exemplo.

Pensando na hidratação individual, algumas características tem que ser respeitadas e levadas em consideração, características individuais do atleta ou praticante da atividade esportiva, a intensidade e característica da atividade esportiva, o tempo de duração dessa atividade, condições climáticas, até mesmo o intervalo de tempo entre o consumo de líquidos, tudo isso precisa ser previamente calculado e programado.

Na pratica, a hidratação deve ser realizada de forma contínua e fracionada, o ideal é que o indivíduo consuma pequenas quantidades de líquido, o ideal é que a hidratação seja feita com água e bebida isotônica, em quantidades entre 200ml a 250ml a cada tomada com intervalos de 15 minutos. Essa quantidade de líquido pode variar de acordo com as características individuais de cada pessoa, mas, levando em consideração que o esvaziamento gástrico normal seja de 800ml a 1000ml por hora a quantidade média de 200ml a 250ml a cada 15 minutos tende a não causar desconforto gástrico. A temperatura do líquido deve preferencialmente ser gelada, mas a preferência do atleta também pode ser levada em consideração, podendo ser menos ou mais gelada.

A utilização de água para a hidratação deve ser feita sempre que a pratica esportiva seja em horários do meio da manhã em diante, quando o tempo da atividade seja inferior a 60 minutos e em temperaturas amenas. 

A utilização de bebidas isotônicas deve ser realizada sempre que a pratica da atividade física durar um tempo superior a 60 minutos. Também devemos utilizar bebidas isotônicas quando a temperatura do ambiente for superior a 36?C, quando a atividade esportiva for realizada a céu aberto, principalmente durante o dia. Nesse caso o ideal é que a hidratação seja feita intercalando uma tomada de água e uma de isotônico.

O mais importante é sabermos que cada indivíduo possui uma necessidade e que varia de acordo com as suas características como idade, sexo, peso, entre outras, essa necessidade também varia de acordo com o esporte praticado. As informações aqui contidas não substituem o acompanhamento de um profissional Nutricionista.

Um super beijo da Nutri.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas:


Compartilhe:



08/12/2016 às 09h36m


Hidratação nas atividades esportivas

É inegável que a hidratação é um ponto crucial para se alcançar o melhor desempenho durante a atividade física. Mas até que ponto a hidratação pode fazer diferença?

Todos se lembram daquela cena épica em que a atleta Gabriela Andersen-Schiess chega quase em estado de síncope ao final da maratona feminina em Los Angeles – 1984 (capa da matéria de hoje). A atleta vestindo roupas vermelhas e boné branco veio cambaleando e direção da chegada, sem muita consciência do que estava fazendo foi amparada pelo corpo de médicos e socorristas.

Mas porque isso aconteceu? Vamos entender melhor!

Quando falamos de um atleta devemos pensar em vários pontos, como, onde ele treina e em quais condições climáticas são realizados esses treinos, esse atleta está aclimatizado com o local onde será realizada a prova? Como é a hidratação desse atleta e não devemos pensar somente em água, mas também em bebidas isotônicas para repor os eletrólitos e sais minerais que o atleta perderá no suor. Temos que pensar sobre o tipo e a cor da roupa que esse atleta irá usar, roupas mais escuras retém calor o que pode piorar o desempenho desse atleta já que o risco da desidratação é maior! Existem 3 pontos onde nosso corpo perde calor, que são as mãos, os pés e a cabeça, sendo assim, praticar atividades onde você ficará muito exposto ao sol e sob calor excessivo usando bonés dificulta a perda de calor e aumenta a chance de desidratação, usar tênis escuros e meias sintéticas que dificultam essa perda de calor também aumenta a chance de desidratação e acidentes termorregulativos.

Uma inadequada regulação térmica, ou seja, quando seu corpo se aquece muito e não tem condição de se resfriar, pode acarretar prejuízos para a saúde como, espasmos musculares ou cãimbras, desidratação hipertônica, síncope, exaustão por perda excessiva de sal e hipertermia, todos são quadros graves e que dependendo da situação em que ocorram podem levar à morte.

Voltando ao exemplo da corredora suiça Gabriela Andersen-Schiess, uma das falas dos médicos na época é que a deixaram terminar a prova pois ela ainda estava produzindo suor! Na desidratação hipertônica o corpo tem uma redução da capacidade de produzir suor, o que provoca o aumento da temperatura corporal, reduz a coordenação motora e provoca fraqueza física, geralmente quando observamos uma desidratação hipertônica também observamos a exaustão por perda excessiva de sódio, já que o corpo produziu muito suor anteriormente na tentativa de resfriar o corpo. Em casos mais graves, após os sintomas relatados acima, o indivíduo pode evoluir para a hipertermia emergencial, que ocorre quando o corpo perde a capacidade de se resfriar pelo suor, provocando uma elevação muito alta da temperatura do corpo, nessas situações há risco de morte! São alguns sintomas provocados pela hipertermia emergencial, falta de coordenação motora, irracionalidade, taquicardia, fraqueza muscular, vômitos e diarreias, cefaleia (dor de cabeça), convulsões, coma e morte.

Na semana que vem vamos falar sobre, como fazer uma boa hidratação e se preparar para a prática de atividade física. 

Um super beijo da Nutri

As informações contidas nesse artigo foram tiradas do livro "Hidratação na atividade física e no esporte" de João Carlos Bouzas Marins


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas:


Compartilhe:



02/12/2016 às 11h24m


Celulite e Alimentação

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a celulite afeta entre 85% e 98% das mulheres, raramente é observada em homens, mas pode ocorrer em homens com desequilíbrio hormonal, caracteriza-se pelo aspecto ondulado da pele e os principais fatores que provocam a celulite são a etnia, mulheres brancas tem maior predisposição a ter celulite, biotipo, principalmente em pessoas com maior acumulo de gordura na região dos quadris, coxas e nádegas, também é onde tem maior influência hormonal de estrógeno (hormônio feminino). Também podem atuar como fatores desencadeantes o uso de alguns medicamentos, estresse, sedentarismo e hábitos alimentares inadequados.

A celulite pode ser causada por um simples aspecto ondulado da pele como pode ser de causa infecciosa, contudo a celulite não é considerada uma doença, é classificada em vários graus e os casos mais graves é quando existe infecção.

Quando pensamos no tratamento da celulite é inevitável falarmos de dieta e atividade física. Sabe-se que é uma alteração que pode ser por causas genéticas, como a etnia, mas existem medidas preventivas como manter uma alimentação saudável e praticar atividade física!

Evitar os alimentos industrializados, os fast foods, refrigerantes, alimentos ricos em açúcar e gorduras, bebidas alcoólicas, são alguns dos cuidados que você precisa ter caso queira se livrar das indesejáveis celulites. O consumo adequado de água também é importante no tratamento da celulite, a boa hidratação é fundamental para que processos químicos ocorram no seu corpo, para que sua pele fique sempre hidratada, seu intestino funcione de forma adequada, então a água é fundamental no tratamento contra a celulite.

A pratica de atividade física também é fundamental para que você se livre de vez da celulite, nosso corpo foi feito para se movimentar, então procure o que te faça feliz e procure a orientação de um Educador Físico capacitado para te auxiliar. Muitos cremes e medicamentos prometem acabar com a celulite, mas além de nenhum medicamento ser comprovadamente eficaz no combate a celulite, caso você não mude seus hábitos o medicamento por si só não faria efeito! Não existe segredo para combater a celulite, a receitinha é velha, dieta e atividade física, redução do percentual de gordura, melhora na qualidade de vida e melhora na saúde.

Um super beijo da Nutri


http://www.sbd.org.br/doencas/celulite/


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas:


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: