29/04/2018 às 10h00m


Leite, tomar ou não tomar? Eis a questão!

Muito tem se falado a respeito do leite, muitas pessoas afirmam categoricamente que o leite faz mal e que adultos não devem consumir leite, outras pessoas defendem o leite com unhas e dentes, assegurando todos os seus benefícios para a saúde. Mas e ai? Tomar ou não tomar leite?

O leite é o primeiro alimento que consumimos após o nascimento e é de extrema importância para a nossa sobrevivências. O aleitamento materno deve ser feito exclusivamente até os 06 meses de idade do bebê e após essa idade deve se estender intercalado com a introdução de outros alimentos. Quando chegamos à vida adulta, muitos de nós continuamos consumindo leite, mas agora o leite de vaca ou de cabra.

O leite é composto por proteína, gordura e carboidrato. A proteína do leite está presente no soro e apresenta uma cadeia de aminoácidos completa, com todos os aminoácidos essenciais e não essenciais, é de alto valor biológico e tem excelente qualidade. Devido a fácil digestão das proteínas do leite, seu consumo é muito usado por praticantes de atividade físicas e atletas na forma do suplemento que é conhecido como Whey Protein. As proteínas do soro do leite auxiliam na síntese de proteínas teciduais e também sanguíneas, isso significa que além de auxiliar o nosso corpo a reconstruir músculos, por exemplo, entre outros tecidos, essas proteínas também auxiliam nas proteínas sanguíneas mantendo ótimas concentrações plasmáticas de aminoácidos. 

imageO leite também é fonte de vitaminas como a vitamina A, que está presente na sua gordura, nos leites desnatados e semi-desnatados essa quantidade de vitamina A é reduzida, por esse motivo, usar o leite integral muitas vezes é interessante e o consumo dessa gordura pode ser encaixado e pensado sem problemas dentro da alimentação das pessoas. A falta da vitamina A causa uma doença chamada Xeroftalmia, que pode levar a perda da visão.

O leite também é excelente fonte de minerais como o cálcio, fósforo e magnésio, minerais que são extremamente importantes para o nosso corpo, como o cálcio que trabalha na manutenção do tecido ósseo e também na regulação dos processos intracelulares. 

Muitas pessoas tem receio de consumir leite devido a seu carboidrato, a Lactose. Durante a vida adulta algumas pessoas param de produzir a enzima Lactase, que é responsável por quebrar a lactose em glicose e galactose para serem absorvidas durante o processo de digestão do leite, por esse motivo essas pessoas se tornam intolerantes a Lactose.

Vimos que o leite é extremamente rico em nutrientes e por esse motivo só deve ser excluído da alimentação em situações de intolerância ou alergia.

As informações contidas nesse artigo não substituem a consulta e o acompanhamento nutricional.

Beijinhos da Nutri Giuliana de Paiva.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: Leite, lactose, alimento, animal


Compartilhe:



20/04/2018 às 20h24m


Leite com maior teor de proteínas é uma nova opção

O consumo de proteínas é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo, depois da água, as proteínas são as moléculas mais abundantes do nosso corpo, e o que muita gente não sabe é que as proteínas não são encontras apenas nos músculos, mas fazem parte do nosso sistema imunológico e participam de vários processos metabólicos. As proteínas são formadas pela união de vários aminoácidos, e nosso corpo não sintetiza todos eles, por isso precisamos consumir alimentos ricos em proteínas para oferecer ao nosso organismo aqueles aminoácidos que não produzimos, os aminoácidos essenciais.

As proteínas com uma cadeia de aminoácidos completa estão presentes no leite, nas carnes e nos ovos, mas também existem as proteínas vegetais, como a proteína do arroz, da ervilha, da lentilha, entre outras, a diferença é que os vegetais apresentam cadeias de aminoácidos essenciais incompletas, por isso precisamos unir dois ou mais vegetais para obtermos uma cadeia completa de aminoácidos essenciais.

Pensando na importância do consumo de proteínas, a indústria investe em alimentos e produtos ricos em proteínas e com uma cadeia de aminoácidos ideal para o perfeito funcionamento do nosso corpo. Muitos produtos possuem um teor de proteínas é baixo que não supre a necessidade proteica de pessoas que praticam esportes, por exemplo, ou daquelas pessoas com necessidades proteicas maiores.

image

A Nestlé desenvolveu um novo leite da linha Molico, que sem dúvidas é uma das melhores linhas de produtos do tipo. O novo leite Molico teve sua fórmula modificada, oferecendo agora 10g de proteínas. Além de oferecer mais proteína, o leite também é fortificado com as vitaminas D, C e K, que auxiliam na absorção do cálcio.

As linhas de produtos destinadas para as pessoas que praticam atividades físicas e esportes em geral estão aumentando nas prateleiras dos supermercados, o que até a pouco tempo atrás não se via com tanta facilidade. Isso mostra que a indústria percebe que a população tem se interessado mais pela prática esportiva o que é um bom sinal, visto que o sedentarismo vinha aumentando a cada ano. 

Preciso apenas salientar que os produtos com maior teor de proteína não devem ser consumidos por quem não pratica atividades físicas ou por pessoas com Doenças Renais Cronicas!

As informações contidas nesse artigo não substituem a consulta e o acompanhamento nutricional.

Beijinhos da Nutri.

Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: leite, proteína, cálcio, Nestlé


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: