Em 20/08/2012 às 09h23 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Técnicos se preparam para programas de avaliação da educação pública de Minas

Conhecer e mapear o desempenho dos alunos, a fim d

Conhecer e mapear o desempenho dos alunos, a fim d

Download Quarenta e sete técnicos das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) de Minas Gerais se reúnem, nesta sexta-feira (17), com o objetivo se prepararem para a edição 2012 do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), que este ano será realizado no final de setembro. A capacitação começou nessa quinta-feira (16)
Os técnicos, que se responsabilizam pela capacitação de diretores de escolas, se reuniram na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, com o intuito de rever os critérios de aplicação da prova, como a exigência de realocação dos professores regentes de cada turma, evitando assim qualquer risco de beneficiamento indevido de resultados; aplicação de formulários; e o trabalho de sensibilização de alunos e professores, que atuarão na etapa final como colaboradores do teste, se responsabilizando pela distribuição dos pacotes de testes no dia da avaliação
A superintendente de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Maria Inez Barroso Simões, lembrou que a importância deste encontro “é garantir que haja fidedignidade e padronização dos critérios de avaliação, de forma que todos os alunos da rede pública do Estado sejam avaliados de maneira igual. Conhecer e mapear o desempenho dos alunos, a fim de melhorar as deficiências e potencializar o que há de bom é o maior objetivo da prova”
Maria Inez lembrou ainda que é “por essa razão que a avaliação é nominal e censitária. O resultado sai por aluno. É importante conhecer nossos estudantes para que possamos saber quais são alunos que precisam de reforço para alcançar os níveis de alfabetização desejáveis, dentro dos parâmetros da Secretaria de Estado de Educação. É por meio deste trabalho de medição da proficiência dos alunos e de projetos de intervenção pedagógica que estamos garantindo avanços significativos em Minas Gerais. O resultado alcançado por Minas no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostra isso. Daí nossa preocupação em capacitar bem nossos aplicadores”
Os técnicos das SREs agirão como multiplicadores desta captação, nas próximas semanas, junto aos diretores de escolas de suas regiões. Cada diretor recebe, anualmente, um manual, assim como cada professor aplicador
O trabalho de capacitação faz parte dos dois momentos das duas maiores avaliações de desempenho do Estado, o Proalfa e o Programa de Avaliação de Educação Básica (Proeb). O primeiro momento é o da própria avaliação. O segundo momento é composto da análise dos resultados do teste e da divulgação dos índices, como parte de um boletim de resultados individuais e do boletim pedagógico
“É importante que os técnicos entendam a importância deste trabalho da Secretaria de Estado de Educação, que tem como objetivo maior garantir a equidade educacional dos alunos. Trata-se de um trabalho articulado, que envolve a avaliação e a intervenção. É uma via de mão dupla. Precisamos garantir a boa aplicabilidade do teste para obter resultados fiéis, que nos deem possibilidade de elaborar políticas públicas que atendam a realidade”, explicou a superintendente
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