Em 20/11/2011 às 21h03 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Aeroporto de Goianá finalmente é inaugurado pelo governador Anastasia

O governador Antônio Anastasia inaugurou oficialmente neste sábado,19, o Aeroporto Presidente Itamar Augusto Cautieiro Franco, em Goianá. O funcionamento do aeroporto é um sonho antigo da população da região e vai ajudar a alavancar ainda mais o desenvolvimento de Minas Gerais. Localizado na divisa entre os municípios de Goianá e Rio Novo, a 30 quilômetros de Juiz de Fora, o novo aeroporto faz parte das ações do Governo de Minas para a adequação, ampliação e melhoria da malha aeroportuária do Estado. Durante seu discurso, o governador destacou o esforço do Estado para o funcionamento do empreendimento e a importância do aeroporto para o desenvolvimento regional em Minas Gerais.
“Alguns países se desenvolveram só por causa do aeroporto. Posso citar Cingapura e Dubai. São nações que avançaram muito pela presença portuária e aeroportuária. Minas Gerais, em razão na nossa história e geografia, não é banhado pelo mar. Por isso temos que investir em bons aeroportos, que tenham capacidade de exportação e importação de carga. E esse tem essa vocação. Já temos hoje uma política fiscal que é competitiva. A própria cidade de Juiz de Fora felizmente, nos últimos dois anos, tem recebido muitos investimentos e tenho certeza que estamos entrando agora em um círculo virtuoso de desenvolvimento. E esse aeroporto é uma âncora, uma das bases dessa infraestrutura”, afirmou Anastasia.
Foram investidos R$ 92,7 milhões na construção e implantação do aeroporto. O terminal, que tem a segunda maior pista para pouso de Minas Gerais, com 2.530 metros, já está operando com linha regular de vôos realizados pela empresa Azul Linhas Aéreas. O prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos, destacou a qualidade e a capacidade do aeroporto que o governo do Estado entrega aos mineiros. “O êxito desse aeroporto pode ser medido de imediato: mais de 12 mil passageiros transportados em três meses iniciais, taxa de ocupação média de 80% nos vôos. E isso, para um aeroporto concebido principalmente para carga e logística. Ninguém tenha dúvida que esse aeroporto mudará a face econômica de nossa região. Não apenas pela sua importância própria, mas porque sua inauguração é parte de uma política regional do Governo de Minas”, afirmou.
Participaram do evento de inauguração do aeroporto, a filha de Itamar Franco, Fabiana Franco, representando os familiares e amigos do ex-presidente; os secretários de Estado de Transporte e Obras Públicas, Carlos Melles e de Defesa Social, Lafayette Andrada; o chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Luis Carlos Martins; o presidente da Cemig, Djalma Morais; o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Henrique Duque; os prefeitos de Goianá, Geraldo Coutinho, e de Rio Novo, Antônio de Moura, deputados federais e estaduais, além de cerca de 30 outros prefeitos da região.
Melhoria de acesso
Durante a cerimônia, o governador anunciou ainda que a rodovia MG-353, que liga o Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco à BR-040, receberá melhorias do Governo de Minas, por meio do programa Caminhos de Minas. O programa é voltado para pavimentação das estradas que interligam os municípios mineiros. O trecho tem 25,2 km de extensão e deverá passar por intervenções de recuperação e pavimentação a partir do próximo ano. Já foi realizada licitação para elaboração do projeto, atualmente em andamento.
“Nós vamos licitar a obra da estrada, já recebemos a autorização para levantar os recursos, o projeto já foi feito, as questões ambientais já foram levantadas, então, agora, é preparar a licitação e, se Deus quiser, no ano que vem, começar a obra”, afirmou Anastasia.
Funcionamento
Desde agosto, o aeroporto regional está sob concessão da Multiterminais Alfandegados do Brasil, contratada para a realização dos serviços de apoio logístico, atração e distribuição de cargas, administração, conservação e operação. Por meio da empresa, foram realizadas obras de adequação civil e adquiridos equipamentos para o funcionamento do aeroporto. Além disso, já foram contratados e treinados 30 profissionais para atuar no local.
A Multiterminais atua há 20 anos na área de logística, sendo responsável pela administração do porto seco de Juiz de Fora. A empresa também é a principal operadora logística da Mercedes Benz na região. A homologação do aeroporto pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para vôos diurnos aconteceu em 2007. Em setembro deste ano, a Anac concedeu a homologação também para vôos noturnos por instrumento.
“Tão logo seja internacionalizado, o que com certeza ocorrerá brevemente, completaremos a multimodalidade da logística regional, que já conta com malha rodoviária e ferroviária. Com isso, Juiz de Fora e a região da Zona da Mata de Minas Gerais tornarão disponível a quem quiser aqui se instalar uma completa logística multimodal. A parceria neste aeroporto concretizada entre o Governo de Minas Gerais e a Multiterminais é exemplo de como o poder público e a iniciativa privada podem caminhar lado a lado, produzindo benefícios para a economia nacional e, particularmente, para as comunidades locais”, afirmou o presidente da Multiterminais, Ricardo Vegas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: