Em 07/03/2019 às 20h00 | Atualizado em 07/03/2019 às 16h46

Casa de Caridade Leopoldinense contesta informação de morte de criança por meningite bacteriana

O hospital disse ao G1 nesta quinta (07) que o menino morreu por infecção generalizada e que não notificou o Estado sobre nenhuma outra suspeita de doença. A Secretaria de Estado de Saúde foi procurad

A informação contesta a do Estado, que na época afirmou que foi notificado a respeito da suspeita de diagnóstico de meningite bacteriana provável

A informação contesta a do Estado, que na época afirmou que foi notificado a respeito da suspeita de diagnóstico de meningite bacteriana provável

Download
A Casa de Caridade de Leopoldina divulgou um posicionamento no Facebook da instituição no dia 1º de março dizendo que a criança de dois anos e três meses que faleceu no local no dia 19 de fevereiro passou por todos os procedimentos adotados pelo Ministério da Saúde e, nesta quinta-feira (07), informou ao G1 que o menino na verdade não resistiu a uma septicemia, infecção generalizada, a partir de um foco intestinal.

A informação contesta a do Estado, que na época afirmou que foi notificado a respeito da suspeita de diagnóstico de meningite bacteriana provável e que exames iriam confirmar o tipo de agente causador, além de terem sido adotadas todas as medidas preventivas no município.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) voltou a ser procurada pela reportagem nesta quinta-feira. Veja abaixo a íntegra da nota.

Diagnóstico
Nesta quinta-feira, o hospital ressaltou que em nenhum momento houve um comunicado oficial da instituição à Gerência Regional de Saúde (GRS) ou à SES sobre a possibilidade de óbito suspeito por meningite bacteriana.

Hoje, a direção também disse não saber qual foi a origem do desencontro de informações que levaram ao Estado a responder desta forma sobre o assunto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Atendimento
A direção e o médico responsável pelo atendimento do menino explicaram ao G1 que a criança deu entrada no hospital com diarreia, náuseas e vômito. Diante do agravamento do quadro, foi seguido o protocolo de diagnóstico, que incluiu exames necessários para detectar possibilidade de meningite.

A instituição também relatou que houve um primeiro resultado que apontou a doença, o que contradizia os sintomas apresentados pelo paciente. Novos exames foram feitos e indicaram a presença de bactéria estreptococos, que não causa nenhum tipo de meningite.

Íntegra da nota do Estado
"A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) aguarda o posicionamento oficial da vigilância municipal de Leopoldina, que realiza a investigação do caso e tem prazo de 60 dias, a partir da notificação, para encerramento do caso. Os resultados laboratoriais até então liberados pela FUNED, isoladamente, não são determinantes e precisam ser consideradas as outras informações clínicas e laboratoriais locais reunidas pela equipe de assistência e vigilância. A SES-MG tomou conhecimento do caso pela vigilância epidemiológica de Leopoldina, que acionou a vigilância epidemiológica da Regional de Saúde de Leopoldina. O prazo da investigação das notificações de meningite é de 60 dias, que é quando toda as evidencias são reunidas para a classificação final".


image

Fonte: G1 Zona da Mata

Tags: meningite, casa de caridade, Leopoldina, criança, morte





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: