Em 04/04/2018 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Caminhada abre Semana de Conscientização do Autismo

A iniciativa reuniu cerca de 150 pessoas e percorreu o trecho entre as praças Chácara Dona Catarina e Rui Barbosa

A iniciativa reuniu cerca de 150 pessoas e percorreu o trecho entre as praças Chácara Dona Catarina e Rui Barbosa

Download
Uma caminhada realizada no final da tarde de ontem, dia 2 de abril, deu início aos eventos da III Semana de Conscientização do Autismo em Cataguases. A iniciativa reuniu cerca de 150 pessoas e percorreu o trecho entre as praças Chácara Dona Catarina e Rui Barbosa onde, nas escadarias do Paço Municipal aconteceu um ato com o objetivo de conscientizar a comunidade local em favor da inclusão.

imageAlém de pais, familiares e simpatizantes da causa, a caminhada contou com a presença de secretários municipais, com a equipe do PROLER do NAI (Núcleo de Apoio à Inclusão) e da Escola Técnica Municipal Joana D’Arc, uma vez que a Prefeitura de Cataguases foi parceira do evento em apoio ao GAAC (Grupo de Amigos dos Autistas de Cataguases), organização não governamental que promoveu a caminhada, além de funcionários e alunos da APAE. Na chegada ao Paço Municipal, que foi especialmente iluminado na cor azul para a data – o dia 2 de abril é o dia dedicado à conscientização sobre o autismo e a cor azul é a que identifica o transtorno -, falaram o Secretário Municipal de Educação, José Fernando Antunes Milane, destacando a importância da inclusão nas escolas de crianças portadoras e do autismo, condição que atinge milhares de pessoas no mundo todo em diferentes espectros, e também a representante do GAAC, Fernanda Vidal, que agradeceu a presença de todos.

A caminhada foi apenas a abertura de uma série de eventos programados para a semana e que pretende chamar a atenção para o transtorno na cidade. Hoje, terça-feira, dia 3, acontece um workshop a partir das 18h30min, na Escola Estadual Coronel Vieira, com o tema "Meu filho tem o Transtorno do espectro Autista – TEA", que será mediado pela psicopedagoga Jacqueline Ferreira de Lima. Nos dias 4 e 5 de abril, o GAAC vai realizar uma divulgação sobre o assunto nas escolas das redes de ensino da cidade. Na sexta-feira, dia 6, e no sábado, dia 7, acontece o III Simpósio Nacional de Conscientização do Autismo, com vários palestrantes que estarão conversando no Centro Cultural Humberto Mauro, a partir das 18 horas, com entrada a R$ 25,00 para os dois dias de eventos.

imageEntre os convidados, estão, Arethuza Lopes, especialista em Educação Especial, o psiquiatra infantil Philipe Diniz, a pedagoga Cláudia Moraes, a mãe Luciana Reis, a médica Camila Milagres, a fonoaudióloga Paula Lins, a fisioterapeuta Helena Gueiros e a educadora física Pamela Spanholeto. Realizada e organizada pelo GAAC, o evento tem o patrocínio da Energisa, parceria com TEABio, apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, Prefeitura de Cataguases, Sicoob e Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases. (Fotos: Assessoria de Comunicação da PMC)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Da Redação

Tags: Autismo, Simpósio, caminhada, conscientização





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: