Em 11/12/2017 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Alunos apresentam filmes produzidos no projeto "Minha Escola é um Set"

Mostra de Cinema Estudantil movimenta Cataguases esta terça feira, dia 12, no Centro Cultural Humberto Mauro

Os estudantes produziram vários filmes e nesta terça-feira, o público vai conhecer os melhores

Os estudantes produziram vários filmes e nesta terça-feira, o público vai conhecer os melhores

Download
O Festival "Minha Escola é um SET", consiste na mostra competitiva e exibição de curtas produzidos por jovens cataguasenses. Eles passam por oficinas de iniciação ao audiovisual sendo que cada turma teve a oportunidade de produzir um curta, experimentando na prática, o amor e a dor de se fazer cinema.

imageO Festival nasceu do sonho da professora e produtora cultural Renatta Barbosa em unir duas de suas paixões: Cinema e Educação. Em 2016 foi a estreia do "Minha Escola é um SET", onde foram exibidos os curtas produzidos por cada uma de suas quatro turmas da EFG – Escola de Formação Gerencial, em Cataguases. O evento ocorreu no Centro Cultural Humberto Mauro, com casa cheia e premiação pelos júris técnico e popular, revela entusiasmada. 

Em 2017 o festival ganhou força e ampliou sua área de atuação. O Projeto "Feliz é quem toca" abraçou a ideia e incorporou em suas atividades aulas de "Introdução ao Audiovisual". O Feliz é quem Toca é aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, financiado pelo Grupo Bauminas e Hidroazul, lembra Renatta.

imageAtualmente, continua a professora e produtora, são seis grupos de jovens participando do processo, quatro turmas da EFG – Escola de Formação Gerencial e duas do projeto "Feliz é quem toca", todos coordenados por Renatta Barbosa.  Também este ano, o "Minha Escola é um SET" abriu espaço para receber curtas de jovens da região para fomentar a ideia e valorizar outras produções. "Recebemos curtas de Leopoldina, Cataguases, Ubá, Juiz de Fora e até Campinas", conta animada com o resultado. Destes, completa, foram selecionados três para serem exibidos durante a contação dos votos populares de "Melhor Filme" e a decisão do Júri Técnico para as premiações.
 
As exibições dos curtas acontecem nesta terça-feira, 12 de dezembro, no Centro Cultural Humberto Mauro, às 19h30min, com entrada franca. "Todos são convidados a prestigiar este evento que vai mostrar curtas de qualidade e revelar vários talentos", garante Renatta.

imageO Festival conta ainda com o apoio Cultural da Fundação Ormeo Junqueira Botelho e do grupo Energisa que cederam o Centro Cultural Humberto Mauro gratuitamente para a exibição dos filmes, com o apoio da Fundação Simão que também cedeu espaço para aulas e locações e, ainda, com o apoio da equipe PINA (Ponto de Interação nas Artes) que ofereceu suporte de espaço para aulas. "Todos em prol da cultura e da educação de nossos jovens", concluiu Renatta Barbosa.

Veja abaixo as sinopses dos curtas:
"ESPORTE NÃO É MEU FORTE" - 7º ano - EFG - Jorge é um menino diferente, distraído, sem amigos e de pouca conversa,  por isso ele sofre bullying dos outros adolescentes de sua turma. O que nunca sabemos é o que se passa na cabeça de quem sofre tanto preconceito... Algumas histórias têm bons desfechos, outras não...(Gênero: Ficção/Drama)

image"SEI COMO É" - 8º ano EFG - Como lidar quando uma pessoa de uma religião diferente entra na escola? Medo, curiosidade e desconfiança podem gerar um clima ruim entre os alunos. O piores inimigos são a ignorância e o preconceito. Só quem sabe como é passar por isso pode ajudar a clarear a mente desses jovens adolescentes. (Gênero: Ficção/Suspense)

"SANGUE NÃO TEM GÊNERO" - 1º ano - EFG - O dia em que o sangue de quem apanhou salvou a vida de quem bateu. (Gênero: Ficção/ Suspense)

"SALVE EU" - Cine Moderno Cataguases – Feliz é quem Toca -  Um jogo conflitante entre o que é real e o que não é. Alguém precisa de ajuda, mas quem será?  (Gênero: Ficção/Suspense)

"CARMIM" - Inspirados do Humberto – Feliz é quem Carmem é uma artista plástica em deserto criativo. Entre um devaneio e um café, ela encontra uma figura capaz de explodir suas ideias. Mas acontece que as pessoas são como a inspiração, um dias elas aparecem, outros dias não... (Gênero: Ficção/Vídeo Arte/Pseudo romance) (Fotos: Arquivo Minha Escola é um Set)

Acompanhe nossas atividades pelo facebook: https://www.facebook.com/humbertinho.mauro.3
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Minha Escola é um Set

Tags: Filme, escola, cinema, mostra, set





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: