Em 21/09/2017 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Câmara Municipal sedia curso sobre a prática do Legislativo

Voltado para assessores e vereadores, o evento ensina, entre outros, a redigir projetos de lei, requerimentos e indicações.

O professor Antônio Calhau fez a abertura do evento e a primeira palestra

O professor Antônio Calhau fez a abertura do evento e a primeira palestra

Download
A Câmara Municipal de Cataguases está realizando, desde a noite desta quarta-feira, 20 de setembro, uma série de palestras denominada "Encontros com a Política". O evento começou às 19 horas e nesta quinta-feira, 21, acontece durante todo o dia terminando na sexta-feira, 22, ao meio dia. A iniciativa é da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com as Câmaras Municipais e voltada para assessores legislativos e vereadores. Esta é a primeira vez que palestras desta natureza acontecem em Cataguases, conforme informou o responsável pelo minicurso, professor Antônio José Calhau de Resende.

O projeto chega a Cataguases com o objetivo de trazer para a Câmara Municipal, por meio dos técnicos da Assembleia, assuntos relacionados com o Poder Legislativo, informa Antônio Calhau. Segundo ele "quanto mais bem preparado o vereador e os assessores estiverem, o vereador terá mais chances de desempenhar sua atividade de forma mais eficiente, tanto para legislar quanto para fiscalizar e para exercer a função administrativa", explicou. Ele ressaltou que as atividades da Câmara "são muitas" como a fiscalizadora. "Por isso é preciso que o vereador e seus assessores saibam quais são os instrumentos que a Câmara dispõe para fiscalizar o Executivo", explicou.

imageAberto com a palestra "Funções do Poder Legislativo", ministrada pelo próprio Antônio Calhau, que é Mestre em Direito e Consultor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o curso prossegue nesta quinta-feira com a palestra "Elaboração Legislativa" a cargo da professora Maria Isabel Gomes de Mattos, que é especialista em Linguística Textual e redatora-revisora da Assembleia. E, na sexta-feira, o professor Antônio retorna para a palestra "Importância das comissões parlamentares" encerrando o curso ao meio dia. Assessores dos vereadores de Cataguases participaram da palestra de abertura do evento e, entre os vereadores, apenas Jorge Roberto estava presente. 

O projeto "Encontros com a Política" existe há dez anos e vem, desde então, percorrendo as cidades mineiras, informou Antônio Calhau. Ele disse ainda que espera poder "despertar o interesse dos servidores, principalmente daqueles que trabalham no assessoramento do Legislativo para se atentarem mais para o conhecimento técnico", disse. O professor finalizou enfatizando que o evento realça a importância do papel da Câmara, a posição que o vereador tem na sociedade, que é muito importante, já que ele exerce várias atividades e atentando para que os assessores e vereadores não entrem em outra seara, que é do Poder Executivo, completou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Legislativo, Assembleia, curso, política





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: