Em 25/02/2017 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Câmara Municipal lança projeto "Vereador Mirim 2017"

O projeto vai ser desenvolvido a partir de eleições nas escolas,que devem acontecer logo após o carnaval,

O projeto vai ser desenvolvido a partir de eleições nas escolas,que devem acontecer logo após o carnaval,

Download
A Câmara Municipal de Cataguases está implantando um projeto denominado "Vereador Mirim 2017". Ele foi aprovado por unanimidade dos vereadores e consiste na eleição de quinze estudantes, de 9 a 14 anos, escolhidos por eleição nas escolas municipais, estaduais e particulares, para conhecerem de perto o trabalho do legislativo, serem capacitados e, ao final, elaborarem um projeto de lei para ser aprovado pelos vereadores daquela Casa. 

imageApoiado pelo Senado Federal, pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas, pela Assembleia Legislativa do Estado, pelo Cartório Eleitoral e pela Prefeitura de Cataguases, através da Secretaria Municipal de Educação, o projeto foi iniciado na última segunda-feira, dia 20 de fevereiro, com uma reunião com diretores de treze escolas municipais, três estaduais e duas particulares, na sede da Câmara Municipal. Conforme explicou Ocilene Vargas, que participa da comissão do projeto juntamente com os também servidores da Câmara Flávio Leite e Felipe Leal, a iniciativa é uma vertente da Escola do Legislativo e vai ser desenvolvido a partir de eleições nas escolas,que devem acontecer logo após o carnaval, para a escolha de um vereador mirim e um suplente, no que seria um primeiro turno eleitoral.

Em seguida, haverá uma eleição em segundo turno na Câmara Municipal, com o apoio do Cartório Eleitoral, onde os postulantes mirins escolhidos nas escolas vão concorrer às quinze vagas disponíveis. "Nesta fase, podem participar da votação os familiares, amigos, colegas de escola de cada candidato, desde que apresentem o CPF. Os eleitos passam a compor o projeto e a participar de doze capacitações que serão oferecidas de março a julho deste ano’, explicou Ocilene, acrescentando que o tema escolhido pela Câmara Municipal será "Meio Ambiente e minha cidade", a partir do qual os vereadores mirins poderão elaborar proposições e projetos para serem votados pelos vereadores.

imageAlém da comissão, o projeto conta com o vereador Henrique Thurram (foto) como diretor da nova escola. Ele se disse muito entusiasmado com a iniciativa. "Particularmente eu adoro trabalhar com crianças e nossa intenção é aproximar os estudantes da Câmara e dos demais poderes, para que elas conheçam de perto o trabalho do vereador e como são feitas as leis e o funcionamento do Legislativo, do Executivo e do Judiciário. Eu estou muito empolgado e acho este um projeto maravilhoso", disse o vereador, lembrando que o mesmo tem caráter educacional e nenhum cunho político-partidário. Segundo, Thurran, a participação dos vereadores mirins será quinzenal, através de doze aulas e palestras, e a diplomação dos eleitos já tem data marcada: dia 16 de março, às 19 horas, numa sessão especial na Câmara Municipal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: vereador, mirim, câmara municipal, legislativo, estudantes





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: