Em 22/02/2017 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Dois projetos de Cataguases são premiados no edital Usina Criativa de Cinema

Os jovens vencedores da Segunda Edição do Projeto Usina Criativa de Cinema

Os jovens vencedores da Segunda Edição do Projeto Usina Criativa de Cinema

Download
O Carnaval e o Cinema estiveram juntos na noite desta terça-feira, 21 de fevereiro, no PINA - Ponto de Integração nas Artes - no bairro Guanabara, em Cataguases para o anúncio oficial dos projetos selecionados no II Edital Usina Criativa de Cinema. A iniciativa premia quatro novos realizadores do audiovisual da Zona da Mata com recursos financeiros e consultorias especializadas em todas as fases de produção de seus curtas, que obrigatoriamente, devem ser inéditos e originais em qualquer gênero, ficção, documentário, animação e experimental.

imageAberto pelo coordenador do Polo Audiovisual da Zona da Mata, Cesar Piva (foto ao lado), o evento contou com as presenças do presidente da Energisa Minas Gerais, Eduardo Mantovani, do presidente do Sindicato das Indústrias de Energia Elétrica, Newton Dutra, e pelo coordenador do Projeto Usina Criativa de Cinema, Marcos Pimentel. Abrindo a noite foram exibidos três curtas metragens, sendo dois documentários sobre a atuação do Polo Audiovisual da Zona da Mata e a ficção Rainha, de Sabrina Fidalgo, rodado em 2016, e que foi selecionado no primeiro edital do Usina Criativa. Um show com a cantora cataguasense Thaylis Carneiro e a bateria Fúria da Águia encerrou a noite.

César Piva abriu o evento revelando que o espaço do PINA será totalmente reformado a partir de março e que este foi o último evento ali realizado. Segundo ele após as obras, o prédio será transformado em um amplo Centro de Produção Audiovisual "que manterá seu caráter de lazer e de parque municipal para as pessoas", salientou. Ele destacou também os avanços do Polo como centro de realização cinematográfica, citando como exemplo de crescimento o recém lançamento do filme "Redemoinho", baseado na obra do cataguasense Luiz Rufatto.

imageEduardo Mantovani (foto ao lado) disse sentir-se orgulhoso quando ao ver atores que vieram aqui na região trabalhar e depois elogiarem as cidades. "Isso significa que algo lhes marcou definitivamente", salientou. Ele aproveitou para parabenizar toda a equipe do Polo Audiovisual e reiterar o apoio da Energisa no sentido de contribuir para fomentar o Polo como expoente do audiovisual. Newton Dutra lembrou quando tudo começou, na distante Paulinia, em São Paulo, afirmando que a vocação para a cultura e o cinema fizeram o Polo chegar a este patamar atual e o fará crescer muito mais. 

Marcos Pimentel (foto abaixo), fez o anúncio esperado dos vencedores do Edital. Ele informou que em relação ao ano anterior o edital recebeu 23 inscritos, "número que é mais do que o dobro do ano passado", salientou. "Foram 13 projetos de Cataguases, 4 de Ubá, 2 de Muriaé, 2 de Leopoldina, 1 de Visconde do Rio Branco e 1 de Descoberto. Além disso o realizador convidado, que vai acompanhar os vencedores na realização de seus projetos este ano é o produtor carioca Cavi Borges, que apesar de jovem, tem um invejável currículo, contou. 

imageOs projetos vencedores desta edição são: Lençol de Inverno (ficção), de Bruno Pereira Rubim, de Descoberto; Minha mãe se chamava Tereza (ficçção), de Cecília Bueno Siqueira, de Cataguases; Vinis e Peixes (ficção), de Tiago Viana Gonçalves dos Santos e Rafael "Ski" Fernandes, de Cataguases e Palace, o contador de Histórias (documentário), de Aline Souza Gabriel, de Ubá. Cada projeto vai receber a quantia de R$25 mil para realizar seu filme, além de consultoria técnica. Em seguida o clima foi de carnaval, com Thaylis Carneiro e a Bateria Fúria da Águia com um show contagiante, fez o público sambar e cantar os principais sucessos de Momo (foto abaixo)

image

image

image

image


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Cinema, Usina Criativa, Polo Audiovisual, edital de cinema





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: