Em 05/02/2017 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Leopoldina recebe Fórum Regional de Governo

Prefeitos e representantes de treze municípios da região estiveram participando do encontro regional

Prefeitos e representantes de treze municípios da região estiveram participando do encontro regional

Download
A Câmara Municipal de Leopoldina sediou, dia 1º de fevereiro, um encontro de lideranças regionais, conhecido como Fóruns Regionais de Governo, uma nova metodologia criada pelo governo de Minas Gerais com objetivo de melhor gerir o estado, ouvindo as lideranças locais e movimentos sociais para elaboração de políticas públicas.
 
Com a participação de treze municípios, cinco deles representados pelos prefeitos, o encontro se transformou num amplo debate sobre as demandas da região referentes à saúde, geração de emprego e renda, cursos de qualificação profissional, entre outros temas relevantes. Na pauta do encontro, também ocorreu a apresentação aos novos prefeitos e vereadores dos representantes responsáveis pelos órgãos do Estado presentes na região, entre eles, Emater, Gerência Regional de Saúde e Superintendência Regional de Ensino. 

Segundo o Coordenador do Encontro, Labenert Mendes Ribeiro, o estado foi dividido em 17 territórios de desenvolvimento e a região da Zona da Mata integra o Território Mata com 93 cidades, considerado o segundo maior do estado em número de habitantes, com 1 milhão e 500 mil mineiros. Na subdivisão do Território Mata, a cidade de Leopoldina foi incluída no microterritório Cataguases/Leopoldina.

Secretário Executivo do Território Mata, Labenert Mendes Ribeiro explicou que a subdivisão dos territórios em microterritórios vai tornar mais real e verdadeira a relação entre os municípios e suas organizações internas. O encontro também serviu para eleição dos novos representantes dos poderes executivos e legislativos no Colegiado Executivo do Fórum Regional de Governo pelo microterritório de Cataguases/Leopoldina. "Funciona como um conselho regional, formado pela sociedade civil, órgãos do governo de estado, prefeitos e vereadores", explicou Labenert Mendes Ribeiro. 

Para compor o Território Mata, no microterritório Cataguases/Leopoldina, as lideranças elegeram democraticamente seus representantes. Na representação de prefeitos, foi eleito como titular José Maria Barros, Prefeito de Recreio e para suplente o Prefeito de Cataguases, Willian Lobo. Na representação de vereadores, foram eleitos como titular Vinícius Taquara (Cataguases) e como suplente Pastor Darci José Portella (Leopoldina).
 
Ao final, Labenert Mendes Ribeiro afirmou que foi constatado que o Estado era muito distante dos municípios do interior. "A realização dos Fóruns Regionais torna o governo mais próximo dos municípios, com uma maior participação da sociedade", frisou. 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Leopoldina

Tags: Forum Regional, governo de minas, Território Mata





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: