Em 12/04/2016 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

União anuncia verbas para aeroportos da Zona da Mata

O aeroporto de Goianá também vai receber recursos da União para se modernizar

O aeroporto de Goianá também vai receber recursos da União para se modernizar

Download
Seis aeroportos da Zona da Mata que participam do Programa de Aviação Regional da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência, devem receber, em breve, parte da verba de R$ 815,5 milhões destinada ao estado para organizar licitações e realizar obras de melhoria. Entre eles, Juiz de Fora e Goianá estão com processos adiantados.

Na última sexta-feira, 8 de abril, o ministro da Aviação, Mauro Lopes, se reuniu com o secretário de Transportes do estado, Murilo Valadares; com o diretor de Infraestrutura Aeroportuária do estado, Marco Migliorini; e com o diretor do Departamento de Gestão do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos, Eduardo Bernardi para discutir o potencial dos aeroportos de pequeno e médio porte e agilizar licenças ambientais.

Durante o encontro, foi apresentado um panorama geral sobre os 33 aeroportos do estado contemplados pelo programa. Treze deles estão em fase de anteprojeto de engenharia, um passo antes da licitação, e dez já receberam da SAC carros e caminhões contra incêndio para aeródromos, como o de Juiz de Fora e Goianá.

O programa foi criado em dezembro de 2012 com o objetivo de conectar o país e levar serviços sociais e desenvolvimento a locais distantes das capitais de cada estado. No Brasil, o investimento de cerca de R$ 7,3 bilhões atinge 270 aeroportos, como os de Muriaé, Ubá e Barbacena que também participam do projeto, mas não têm repasses previstos.

Prefeitura de Juiz de Fora ainda não foi notificada
De acordo com o subsecretário de Mobilidade Urbana de Juiz de Fora, Mauro Branco, que é responsável pelo recebimento de verbas do aeroporto da cidade, ainda não houve nenhuma notificação oficial por parte da SAC sobre os investimentos na cidade. "O que sabemos de novo agora é que existe esse valor total, mas que ainda precisa ser dividido entre vários aeroportos do estado. Então, não sabemos nem quanto nem quando essa verba vai chegar", afirmou.

Branco crê que os próximos passos serão informados em breve, inclusive com definição de onde será investido o dinheiro federal. "O que estamos pleiteando é o que eles [SAC] já apontaram ao longo desse período, através de um levantamento e de um projeto. Imagino que vá ser uma reforma do aeródromo para que fique de acordo com as normas, como a colocação de uma esteira rolante e a atualização do aparelho de meteorologia, que precisa ser digital, mas ainda é analógico", disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: G1 Zona da Mata

Tags: aeroporto, Goianá, Juiz de Fora, Zona da Mata, aeródromo





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: