Em 18/01/2016 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Novos agentes de endemia iniciam trabalho nesta segunda-feira em Ubá

Os novos agente de endemia de Ubá vão reforçar o combate a dengue no município (foto ilustrativa)

Os novos agente de endemia de Ubá vão reforçar o combate a dengue no município (foto ilustrativa)

Download
Os 30 novos agentes de combate às endemias contratados para trabalhar em Ubá iniciam as atividades nesta segunda-feira, 18 de janeiro, segundo comunicado da Prefeitura, publicado na última sexta-feira, 15.

De acordo com o secretário de Saúde, Cláudio Ponciano, como todos os contratados já têm experiência, não haverá treinamento. A Prefeitura também publicou o aviso de seleção para contratação de mais profissionais, a orientação de procurar unidades em caso de suspeita e o horário em que os carros fumacê passarão na segunda.

A cidade da Zona da Mata está em situação de emergência para dengue desde 5 de janeiro e teve, na última quinta, 14, um caso de zika vírus confirmado em uma gestante de 36 anos. A paciente já foi informada do diagnóstico. Segundo Cláudio Ponciano, ela e o bebê passam bem e são monitorados desde dezembro, quando houve o diagnóstico da suspeita.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, nas duas primeiras semanas de 2016, foram registradas 402 notificações de dengue. Em 2015, a cidade registrou 2.345 casos da doença. Dentre as notificações, três suspeitas de zika vírus, sendo um caso descartado, um aguardando análise e um caso confirmado.

Mais medidas de combate
A contratação dos 30 novos agentes foi concluída nesta sexta-feira. O secretário Cláudio Ponciano destacou que eles vão se integrar aos 84 agentes comunitários de saúde e aos 36 agentes de saúde e endemias, subindo para quase 150 o número de pessoas atuando para cumprir o objetivo de 100% de visitas até o dia 31 de janeiro.

Também foi divulgada a programação dos dois caminhões do fumacê na segunda-feira, 18. Das 5h às 10h, eles vão passar nos bairros Industrial, Sta. Bernadete, Mateus Schettino, Vila Casal, São José, Schiavon, Jardim Alves do Vale e bairros adjacentes. Das 16h às 21h, o trajeto será nos bairros Palmeiras, Altair Rocha, São Judas Tadeu, Boa Vista, Bom Pastor, Agroceres, Paulino Fernandes, Residencial São José e bairros adjacentes.
 
Também na sexta, a Secretaria Municipal de Saúde publicou o aviso de seleção de pessoal para contratação temporária de profissionais médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem que atuarão em regime de plantão em pronto atendimento hospitalar. A contratação será pelo prazo de 30 dias, cabendo prorrogação por igual período. As inscrições serão realizadas entre segunda e quarta-feira, das 7h às 17h, no Setor de Transportes Assistenciais da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Farmacêutico Mário Azevedo, nº 350, Bairro Jardim Glória.

Neste sábado, 15, as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Santa Edwiges, Santa Bernadete e Cohab estarão exclusivamente atendendo aos casos de dengue. A orientação é que os pacientes que suspeitarem da doença procurem os locais até 16h. Ponciano reforçou que a população não deve entrar em pânico e sim colaborar com o combate e a prevenção para evitar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

"Pedimos que eliminem os criadouros, porque a maioria dos focos foi encontrada dentro das casas. Usar repelente, telas, mosquiteiros também é importante. As gestantes devem usar roupas compridas e fazer todo o acompanhamento pré-natal, conversando com os médicos em caso de dúvidas e suspeitas. Durante as visitas dos agentes, nas residências onde houver grávidas, haverá o reforço das medidas preventivas", afirmou em entrevista ao G1.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: G1 Zona da Mata

Tags: dengue, Ubá, agentes, endemia, contratação, prefeitura





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: