Os estudantes cataguasenses fizeram bonito na feira estadual e arrebataram os primeiros lugares
Download
Com projetos inovadores, estudantes cataguasenses que cursam o Ensino Técnico no CEFET de Leopoldina conquistaram lugar de destaque na Feira Estadual de Ciência e Tecnologia (FECETE), realizada em Santa Rita do Sapucaí, nos dias 7, 8 e 9 de outubro.
Marina Nunes e Vinícius Ferreira, juntamente com o colega leopoldinense Hugo Barbosa, orientados pelos professores Fabiano Bhering e Mateus Clemente, foram os campeões na modalidade Engenharia, apresentando o "Aplicativo para controle de eletroeletrônicos", que, por meio de um smartphone conectado à rede wifi, possibilita ao usuário reunir, em um só lugar, todos os comandos para controlar, de modo remoto, televisores, ar condicionado, aparelhos de som e vídeo, entre outros equipamentos de um imóvel.
João Pedro Polito Braga e Ronald de Aguiar Modesto, como já mostrou este site, participaram com o projeto "Visual Glasses: óculos para deficientes visuais" e, orientados pela professora Gabriella Castro, também subiram ao pódio, alcançando o segundo lugar na modalidade Engenharia. Na mesma feira, ainda foram contemplados com o prêmio destaque de inovação tecnológica, concedido pelo Instituto Nacional de Telecomunicação, que considerou o Visual Glasses como o melhor projeto entre todos os participantes da Feira. (Veja detalhes do projeto clicando
aqui).
Em entrevista à Reportagem Site do Marcelo Lopes, na tarde dessa segunda-feira, 19, os alunos destacaram a participação na FECETE como uma experiência ímpar, que impulsiona a continuidade das pesquisas apresentadas por eles e recarrega as energias para seguirem firmes no aprimoramento dos estudos técnicos que cursam. Enquanto avaliavam os resultados obtidos como extremamente positivos, os alunos destacaram o trabalho da colega leopoldinense Laís Santana, que também foi orientado por Gabriella e conquistou o terceiro lugar na categoria Ciências Exatas.
Laís criou a "Rede social para eventos acadêmicos", com objetivo de simplificar a comunicação entre os estudantes em torno das tarefas letivas. Segundo ela, a FECETE proporcionou grande aprendizado e sugestões até mesmo para implementação do projeto apresentado, além de ter dado exemplo de organização e intercâmbio cultural entre os envolvidos.
Para Marina, Vinícius e Hugo, a Feira também foi especial no que diz respeito à aquisição de novas experiências e, conforme relataram, a alegria de ganhar o primeiro lugar foi enorme e surpreendente, bem como decisiva para impulsioná-los a ampliar as funções do projeto e escrevê-lo em outras Feiras, como a FEBRACE, que tem nível nacional.
João Pedro e Ronald, a exemplo dos outros estudantes, se mostraram contentes com o reconhecimento alcançado na FECETE e destacaram ainda que o Visual Glasses ganhou troféu também na Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações do CEFET Campus Leopoldina, atingindo o primeiro lugar geral. Em coro, os estudantes elogiaram os organizadores da FECETE e agradeceram a todas as pessoas que os apoiaram na realização de seus trabalhos. (Com foto cedida pelos estudantes)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE