Em 13/08/2015 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Recreio começa a racionar água nesta sexta-feira, 14, pela terceira vez desde 2014

A principal fonte de abastecimento de água de Recreio está quase seca agravando a crise no abastecimento no município

A principal fonte de abastecimento de água de Recreio está quase seca agravando a crise no abastecimento no município

Download
Nesta sexta-feira, 14 de agosto, o município de Recreio, com 10.651 habitantes conforme o censo do IBGE, vai começar um novo racionamento de água. A decisão de adotar a medida foi feita em conjunto entre a direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto "SAAE" e a Prefeitura, conforme informou a assessoria de Comunicação do Município.

A justificativa para a adoção do terceiro racionamento de água em Recreio desde 2014 é o longo período de poucas chuvas e, principalmente, o constante desperdício de água por parte da população. A restrição no abastecimento às mais de 3.500 residências na cidade será entre 6h e 18h, durante todos os dias e sem previsão de término, asseguram as autoridades.

No momento, a Estação de Tratamento de Água "ETA" está trabalhando com uma vazão de aproximadamente 14 litros/seg., quando o necessário seria 28 litros/seg., e a captação está sendo feita por uma bomba auxiliar localizada no Córrego dos Monos, pois o único manancial de Recreio (espécie de represa usada para abastecer o municipio), localizado a 2 km da área urbana, está com o seu nível abaixo das condições para que a água ainda nela existente possa ser bombeada até à estação de tratamento.

Desde 2014 o Município vem sofrendo com a crise hídrica e para tentar amenizar este problema a Prefeitura Municipal e o SAAE já realizaram o reflorestamento da margem esquerda do manancial com mudas nativas e frutíferas e estão instalando reservatórios nos bairros mais altos da cidade.

Para comunicar a população sobre o racionamento, durante toda esta quinta-feira, 13, um carro de som volante percorreu a cidade anunciando a medida, bem como foram inseridas chamadas na programação da rádio local e publicados posts nas redes sociais com fotos da situação do manancial. A Prefeitura pede, além da compreensão de todos para este momento crítico, a colaboração no sentido de economizar água para que o município possa vencer esta etapa o mais depressa possível. (Foto: Comunicação - PMR)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Leonardo Ribeiro - Comunicação PMR

Tags: Recreio, crise hídrica, racionamento de água, falta d'água, economia de água, desperdício





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: