Em 07/10/2014 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Seminário em Cataguases vai comemorar o Dia Mundial da Saúde Mental

A coordenadora do Caps I, Valéria Lanzarone, explica sobre o seminário

A coordenadora do Caps I, Valéria Lanzarone, explica sobre o seminário

Download
A Rede de Saúde Mental de Cataguases vai realizar um seminário nesta sexta-feira, 10 de outubro, em comemoração ao "Dia Mundial da Saúde Mental". Com o tema "Saúde Mental: Saberes e Fazeres do Brasil", o evento ocorrerá no Parque Santa Rita de Cássia (ao lado da Praça Santa Rita), para onde os participantes seguirão em cortejo às 8 horas, com participação do Grupo TOCA – Teatro & Outras Coisas Artísticas.

Lá, a coordenadora e assistente social do CAPS I, Valéria Lanzarone, fará apresentação inicial do seminário e, a partir de 8h45m, a terapeuta ocupacional Ana Paula Carneiro utilizará a palavra para trazer aos presentes informações reveladas no IV Congresso Brasileiro de Saúde Mental, realizado recentemente em Manaus (AM). Depois, às 9h15, será a vez da psicóloga Sandra Maciel abordar o assunto "Direito e Saúde Mental: O Discurso da Justiça Acerca do Portador de Transtorno Mental".

Ainda no seminário, a partir das 10h, fará uso da palavra José Augusto Roque, familiar de um dos usuários do CAPS I, e, em seguida, se pronunciarão três usuários. Após os depoimentos sobre "Vivência de Cuidados" e "Olhar de quem vive o transtorno mental", o médico psiquiatra Atílio Montanari discorrerá sobre a Rede de Saúde Mental e, por fim, o secretário de Saúde de Cataguases, Geraldo Antonucci, fará as considerações finais. 

De acordo com Valéria, esses momentos são essenciais para tratar de questões sobre saúde mental. "Tem que haver um dia para a gente falar sobre isso, mostrar que a saúde mental aqui existe e temos a Rede oferecendo um serviço diferenciado. Além do seminário, durante a semana, promovemos passeio de trio elétrico, dia da beleza e torneio de futebol", revelou a assistente social, completando que, na quinta-feira, 9, será realizada a Caminhada do Dia Mundial da Saúde  e Festival de Sorvete.

"É importante destacar que todas essas atividades, na essência, têm fins terapêuticos para os usuários", ressalta a assistente social, convidando todos a participarem do evento. A Rede de Saúde Mental de Cataguases é formada por Centro de Atenção Psicossocial Casa dos Amigos (CAPS I), Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD) e Ambulatório de Saúde Mental. (Fotos: Paulo Victor Rocha)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: saúde mental, Caps, drogas, álcool, doença





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: