Em 23/09/2014 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cataguasenses sobem ao pódio e trazem o título do Iron Biker Brasil 2014

Os quatro atletas cataguasenses que subiram ao pódio de uma das competições mais difíceis de mountain bike

Os quatro atletas cataguasenses que subiram ao pódio de uma das competições mais difíceis de mountain bike

Download
O ciclismo cataguasense mostrou sua força em um dos maiores eventos de Mountain Bike na modalidade maratona da América Latina: o disputado Iron Biker Brasil. Estiveram nesta prova, realizada na cidade de Mariana, MG, nos dias 19, 20, e 21 de setembro, sete atletas de Cataguases, na qual quatro deles ocuparam os lugares mais altos do pódio.

Newton Leitão se consagrou campeão na categoria master 30-34, Lia Lopes e Ricardo Justino conquistaram o terceiro lugar na categoria dupla mista e João Marcelo Lippi o terceiro lugar na categoria juvenil 15-16 anos. Os ciclistas Rodrigo Botelho, Pedro Paulo Lobo e Leandro Martins também superaram o desafio e completaram a prova.

Foram dois dias de maratona, segundo os participantes em um ambiente de trilhas de alto nível técnico, temperatura elevada e clima seco. Evento tradicional do Mountain Bike desde 1993, o Iron Biker recebeu em 2014 inscrições de 1.200 atletas, com idades entre 12 e 69 anos, de todos os estados brasileiros e também dos países: Colômbia, Estados Unidos, Itália e Bélgica. Foram 30 categorias disputadas entre profissionais e amadores, em 140 km de trilhas desafiadoras.

imageApós seis anos de tentativa, o triatleta Newton Leitão conquistou o primeiro lugar, tornando-se campeão do Iron Biker Brasil 2014. "Treinei muito para conseguir esse título, passei por vários problemas em anos anteriores, pensei em desistir e cheguei a falar que não voltava lá, mas desistir não é uma atitude que combina comigo, então resolvi me dedicar com exclusividade para esse ano fazer o meu melhor e aí sim saber do que eu era capaz", contou. 

Estreando na prova, Lia Lopes foi a única representante feminina de Cataguases e ainda conquistou o terceiro lugar,  na categoria Dupla Mista junto ao seu marido Ricardo Justino. "Foi uma experiência fantástica, que nos ensina muito. Todo o percurso exige força, concentração, fé, determinação e perseverança. Estar entre aquela multidão de atletas e todos buscando a mesma coisa, com pensamentos positivos e ninguém ali presente querendo o mal de ninguém é emocionante, dá para arrepiar", disse a ciclista.

Lia conta que seu treinamento durou cinco meses e exigiu muita dedicação e treinos pesados. "Claro que a ajuda do meu marido foi fundamental e eu sempre acatei as instruções dele", comentou. E Ricardo conclui: "Foi muito gratificante para mim em tão pouco tempo ter alcançado esse resultado, em uma prova de tamanha importância. A dedicação e superação da Lia foi incrível, o nosso pódio foi o retorno de muitos treinos".

Pela segunda vez no evento, o jovem João Marcelo Lippi, de apenas 14 anos, desponta no esporte e conquista resultados cada vez mais significativos. "O sentimento é de superação física e mental. Garantir o terceiro lugar foi um empurrão na motivação, é ver que quem sonha e batalha alcança sempre o que quer", disse. 

Newton Leitão finaliza agradecendo às pessoas que o apoiaram: "Eu sabia que não seria fácil, por isso intensifiquei o treinamento no mês que antecedeu o evento. Deu tudo certo, graças a Deus, às pessoas que torceram para eu conseguir o que tanto sonhei: amigos, família, funcionários e clientes, obrigado mais uma vez". (Fotos: cedidas pelos competidores)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Márcia do Vale Machado

Tags: ciclismo, bike, campeonato, prova, Leitão





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: