Em 11/09/2014 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Focos de incêndio atingem quatro bairros nesta tarde em Cataguases

O fogo chegou com perigo nas imediações do Lar São Vicente de Paulo, na FIC-UNIS e próximo de algumas casas no bairro Independência

O fogo consumiu uma grande área entre os bairros Bandeirantes e Thomé

O fogo consumiu uma grande área entre os bairros Bandeirantes e Thomé

Download
Nos últimos dias a Defesa Civil de Cataguases tem recebido diversos chamados para apagar incêndios em terrenos baldios, sítios e morros. Nesta quarta e quinta-feiras, 10 e 11 de setembro, aquele órgão registrou as duas maiores ocorrências desta época de estiagem, conforme informou Alexandre Rodrigues, o Tico Tico que comandava a equipe da Defesa Civil no combate ao fogo. Como não há previsão de chuva para os próximos dias em quantidade suficiente para molhar a terra e reverter o quadro, a expectativa é de que os cataguasenses terão de conviver com este problema por mais alguns dias. O jeito é ficar alerta e apagar imediatamente os focos de incêndio no início, alerta Carlos Pires Júnior, da Defesa Civil.

Na tarde da última quarta-feira, dois incêndios, um no Bairro Primavera, de menor envergadura e outro na Zona Rural, na localidade conhecida como Água Branca, próxima ao distrito de Cataguarino o fogo alastrou por diversas propriedades rurais causando grande prejuízo a seus proprietários. A equipe da Defesa Civil esteve no local e ajudou a combater o fogo, mas como não possui equipamentos específicos para este tipo de incêndio e devido a cidade não ter uma Fração do Corpo de Bombeiros, o trabalho limitou-se a evitar que o fogo invadisse residências ou trouxesse mais riscos aos moradores.

No final da manhã desta quinta-feira, 11 de setembro, a Defesa Civil foi acionada, desta vez para debelar o fogo em um matagal próximo ao antigo clube Meca cujas chamas ameaçavam invadir uma residência. Quando o serviço estava sendo concluído naquele local, a equipe recebeu um chamado para se deslocar até o bairro Bandeirantes, próximo ao Lar São Vicente que também corria risco de ser atingido pelo fogo que consumia a mata ao redor. O pessoal conseguiu afastar o perigo do Asilo, mas as chamas se alastraram para os bairros Meneses e Thomé e, mais tarde outro foco também consumiu uma grande área no bairro Independência.

imageA reportagem do Site do Marcelo Lopes foi avisada do incêndio por um leitor e acompanhou o trabalho da Defesa Civil e a dificuldade que enfrenta para realizar seu trabalho devido, principalmente à falta de equipamento. Aliás, com o que possui, faz verdadeiros milagres ao impedir desastres que certamente um incêndio como o desta tarde provocaria. O caminhão pipa usado pelos profissionais está em péssimo estado de conservação. Segundo apurou a reportagem no local, há problemas de motor, freio, vazamento de água nos registros de ligação de água e, como se não bastasse as mangueiras estão, quase todas furadas, comprometendo o resultado do serviço. Este cenário se contrapõe à excelente qualificação dos profissionais que lá trabalham.

Mesmo com tanta limitação, a Defesa Civil conseguiu impedir que o fogo alcançasse o Lar São Vicente. De lá toda a equipe se deslocou até à FIC-UNIS que também corria o risco de ver o prédio de seu Observatório tomado pelas chamas que chegaram a menos de um metro de distância. O vento também espalhava o fogo que chegou até a localidade conhecida como Cafezal, no bairro Thomé, onde tomou todo o morro destruindo uma grande área. Em frente, um outro foco de grandes proporções, foi registrado no Bairro Independência. Lá, a fumaça tomou conta das ruas e invadiu residências. O fogo também consumiu uma grande área do bairro e deixou os moradores apreensivos já que a Defesa Civil atuava no incêndio do "Cafezal". Apesar disso, até o fechamento desta matéria não havia sido registrado danos a imóveis nem tampouco feridos nestes incêndios, conforme revelou Carlos Pires Júnior, coordenador da Defesa Civil. (Fotos de Paulo Victor Rocha)

Veja as fotos na galeria abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: fogo, incêndio, bairros, FIC, Defesa Civil





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: