Em 18/01/2014 às 19h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Polícia Militar orienta pais sobre cuidados com as crianças no período de férias

Sargento Eduardo divulga cuidados a serem adotados com as crianças

Sargento Eduardo divulga cuidados a serem adotados com as crianças

Download
Na manhã da última quinta-feira, 16 de janeiro, uma criança de 4 anos de idade desapareceu de sua casa, no Bairro Bandeirantes, mobilizando família, vizinhos e moradores, que montaram uma verdadeira corrente de solidariedade nas buscas. Felizmente, tudo acabou bem: ela foi encontrada na casa de parentes, brincando com os primos. Mas foram três horas de muita apreensão para todos os envolvidos. A Polícia Militar, inclusive, foi acionada e, conforme lembrou o sargento Eduardo Bertolino, aquela é uma situação bastante corriqueira, ainda mais em período de férias escolares. Além disso, este tipo de acontecimento pode ser de grande perigo para a criança que, inocente, sai de casa e pode se perder ou até ser raptada.

Para evitar situações parecidas, a Polícia Militar tem algumas recomendações para pais, avós, irmãos maiores ou outra pessoa responsável por cuidar das crianças. "Assegure-se que todas as portas de entrada e as janelas estejam bem fechadas com tranca antes de se deitar a cada noite; assegure-se também que não exista acesso aos quartos das crianças pelo lado de fora da  residência; nunca deixe as crianças sozinhas na casa, e assegure-se que a pessoa que esteja cuidando seja responsável e de confiança; instrua as crianças para que mantenham as portas e janelas fechadas e nunca deixem estranhos entrar", orienta o sargento.

Ainda segundo ele, é importante ensinar as crianças, tão logo seja possível, como chamar a policia se houver pessoas estranhas rondando a casa ou tentando entrar. "Manter a casa bem iluminada, se for necessário deixar a criança sozinha é outra atitude preventiva, assim como evitar indicações óbvias de que esteja fora de casa. As portas de garagens abertas e jornais deixados fora da casa são indicações óbvias de que você não está em casa e que seus filhos possivelmente estejam sozinhos", frisa o policial que também lembra a importância de instruir os empregados para não deixarem estranhos entrar na casa.

Outra recomendação importante é não dar mostras exteriores da situação econômica da família nem de sua rotina. "Com frequência os sequestradores põem as suas vítimas sob vigilância por vários dias antes do rapto, para assim conhecer sobre os costumes e hábitos da família", adverte o Sargento Eduardo, lembrando também que é importante que os pais conheçam os amigos dos seus filhos e, se possível, seus pais. "Este cuidado com as companhias de seus filhos pode evitar com que eles sejam induzidos a cometer crimes", afirma.

Selecionar os locais que a criança frequenta, participar com ela de atividades saudáveis e verificar os locais que ela deseja ir, principalmente se for cachoeiras ou açudes, são outras atitudes que podem evitar muitos problemas para as famílias neste período. "Porém em caso de extravio de crianças e adolescentes, os familiares devem entrar em contato imediato com a PM através dos telefones 190 ou 3429-2506", finalizou o sargento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: crianças, polícia militar, férias escolares





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: