Em 15/01/2014 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Dia 1º de fevereiro Hospital Cataguases vai assumir o Pronto Socorro

Nesta mesma data começará a funcionar o SAMU e o atendimento Nível Dois daquele hospital

Ao centro José Eduardo e Ricardo Caetano, ladeados pelos médicos Hudson e Lincoln

Ao centro José Eduardo e Ricardo Caetano, ladeados pelos médicos Hudson e Lincoln

Download
A partir de 1º de Fevereiro o Hospital de Cataguases vai iniciar o atendimento de Nível 2. Decisão neste sentido foi comunicada pelo então Secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, aos gestores de saúde da Macrorregião Sudeste no sábado, 11 de janeiro, durante reunião em Juiz de Fora. Nesta quarta-feira, 15, em outra reunião, desta vez na Promotoria de Justiça de Cataguases e coordenada pelo Promotor Rodrigo Ferreira de Barros, Coordenador Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde da Macrorregião Sanitária Sudeste, acertou detalhes desta implantação. Estiveram presentes a promotora Carolina Andrade Borges de Mattos, da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Cataguases, o Secretário Municipal de Saúde, Geraldo Leite Antonucci, o Provedor do Hospital Cataguases, José Eduardo Machado, o diretor clínico daquele hospital, médico Ricardo Caetano de Souza e a supervisora administrativa, Maria Inês Oliveira Dal Bianco, além de secretários municipais de saúde dos municípios da Comarca e advogados.

A primeira grande alteração - dentre outras que virão em decorrência da nova classificação (nível dois) do Hospital Cataguases - está no Pronto Socorro Municipal. Hoje, a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, no dia 1º de fevereiro, o Pronto Socorro estará funcionando nas dependências do Hospital e sob sua responsabilidade. O Provedor, José Eduardo Machado, juntamente com o Diretor Clínico, médico Ricaro Caetano de Souza, receberam a reportagem do Site do Marcelo Lopes na tarde desta quarta-feira, 15, para explicarem as novidades. "O Pronto Socorro vai funcionar no mesmo lugar onde hoje está o Pronto Atendimento. Faremos algumas adequações no local, que será ampliado, e mudanças de salas, abertura de novos consultórios, para poder cumprir a determinação do Secretário de Saúde. Com o decorrer dos dias, vamos melhorando o que não funcionar a contento neste primeiro momento", disse José Eduardo. Outra novidade, conforme revelou Ricardo Caetano, é que todo o atendimento de urgência e emergência feito no Hospital, "seja pelo SUS, convênios ou particular, será realizado neste local", confirmando ser esta uma exigência da Secretaria de Estado da Saúde.

Também no dia 1º de fevereiro o Hospital de Cataguases deverá disponibilizar médicos em regime de plantão de vinte e quatro horas. Inicialmente, estes plantões presenciais serão de Clínica Médica e Ortopedia, mas está obrigado no curto prazo a oferecer médicos plantonistas também nas áreas de pediatria, ginecologia, cirurgia geral e anestesia, bem como manter um médico neurologista de sobreaviso, que é o plantão não presencial, pelo mesmo período. "Esta é a nossa grande dificuldade porque não há médicos disponíveis para cumprir esta escala de plantão. Como o mercado está aquecido, ou seja, a demanda por médicos está muito grande, teremos de buscar em outras cidades o que é um empecilho para muitos deles por causa do deslocamento e o valor pago por cada plantão", explicou Ricardo Caetano. "Neste sentido, vamos nos reunir com os médicos do Hospital para explicar a situação buscando sensibilizá-los neste momento de mudança a fim de que possamos cumprir todas as novas diretrizes", completou o diretor clínico. Uma das maiores dificuldades, segundo ele, será cumprir a escala de pediatria, devido à falta de profissionais desta área.

imagePrevisto anteriormente para ser implantado após a conclusão das obras de reforma e ampliação daquele Hospital, cujos recursos já foram assegurados pelo Governo de Minas mas ainda não repassados, o novo sistema de atendimento vai exigir da população também uma outra maneira de lidar com os serviços de saúde. É que a partir de agora eles passam a ser parte de uma rede, envolvendo diversos municípios, visando dar o melhor atendimento ao paciente. Por exemplo, uma vítima de infarto, ao ser socorrida pelo SAMU, será levada diretamente para um hospital de Muriaé; no caso de neurocirurgia, o encaminhamento será feito para Juiz de Fora e, para Cataguases, virão, por exemplo, casos de ortopedia e cirurgia geral. "Como são mudanças significativas, todos teremos de nos adaptar e será preciso paciência por parte da população e vontade de acertar de todos nós que estamos trabalhando na saúde", disse o provedor José Eduardo Machado. "No início do novo processo a gente conta com a ajuda da população para nos mostrar as falhas, paciência no sentido de esperar a consolidação desta mudanças e confiança de que tudo vai se ajeitar em pouco tempo e o serviço trará melhor resultado", completou Ricardo Caetano.

José Eduardo também disse que ainda não tem uma data para o início da construção do prédio onde vai funcionar o Pronto Socorro. "Nossa parte já fizemos. Entregamos todos os documentos necessários à Secretaria de Saúde de Minas Gerais e aguardamos, agora, a liberação dos recursos pelo Governo de Minas para que possamos construir o Pronto Socorro e realizar as demais obras necessárias ao pleno funcionamento do Nível Dois em nosso hospital". Graças a este convênio, o Hospital Cataguases vai receber R$10.030.033,36 (Dez milhões, trinta mil, trinta e três reais e trinta e seis centavos) em repasses dos governos estadual e federal como pagamento aos serviços prestados na nova classificação - Nível Dois. Nesta quinta-feira, 16, às 10 horas da manhã, eles estarão na Rádio Brilho, participando do programa "Conversa Franca", apresentado por Sousa Mendonça, juntamente com o Secretário Municipal de Saúde Geraldo Antonucci e a supervisora administrativa, Maria Inês Oliveira Dal Bianco, onde vão contar em detalhes todas as mudanças previstas e como será o funcionamento do novo sistema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Hospital Cataguases, Pronto Socorro, Nível Dois, Samu





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: