Em 06/01/2014 às 15h32 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cultivo de sementes de maconha na Casa do Adolescente é mais um de seus problemas

Um menor debruça sobre o muro da Casa para conversar com uma menina

Um menor debruça sobre o muro da Casa para conversar com uma menina

Download
A Polícia Militar foi chamada na manhã desta segunda-feira, 6 de janeiro, até à Casa do Adolescente, que fica na Rua Romualdo Menezes, 495, no bairro Menezes, em Cataguases, para fazer uma apreensão de sementes de maconha. O local abriga atualmente oito menores de idade e vem sendo alvo de reclamações por parte dos vizinhos que não estão gostando da grande movimentação de pessoas, principalmente à noite no imóvel. Desde que se mudou para lá, "faz pouco tempo", disse um morador, o ambiente ficou "pesado" completou a fonte que prefere manter-se no anonimato. Segundo apurou o Site, os menores permanecem no local ociosos, não gostam de cumprir as determinações da Casa, saem de lá com frequência, e conforme um deles revelou à Policia: "aqui eu só como e durmo".

Segundo informou a Polícia Militar, a denúncia partiu de uma funcionária da Casa do Adolescente. Ela encontrou nos fundos do quintal da casa um pote azul com terra e onde estavam inúmeras sementes que pareciam ser da planta que produz a maconha, misturadas a sementes de jabuticaba. Os policiais conversaram com os internos da Casa e o menor L.G.C.L. confirmou à eles ser usuário de maconha e que adquiriu as sementes de um desconhecido. Ele também revelou que outros dois colegas, também residentes na Casa, identificados por E.G.C. e R.J.C fizeram a semeadura para a germinação e posterior cultivo da planta 'cannabis sativa", a popular maconha.

imageA Polícia levou os menores até ao Posto Avançado da PM, localizado anexo ao Pronto Socorro Municipal, onde fizeram exame de corpo de delito e depois foram encaminhados até à Delegacia de Polícia onde prestaram depoimento e instaurado inqúerito para apuração dos fatos e os menores foram apreendidos conforme determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente. O vaso com as sementes também foi apreendido pela Polícia.

A Casa do Adolescente vem sendo motivo de reclamação da vizinhança há algum tempo, conforme apurou a reportagem do Site. As denúncias são de que o lugar tem um ritmo intenso de pessoas, de dia e de noite. "A droga aqui anda solta", disse um morador das imediações que não quis se identificar. Ele acrescentou que desde que a Casa se instalou ali o lugar virou ponto de encontro para uso drogas e suspeita até de prostituição. Durante a manhã, enquanto a reportagem do Site apurava os fatos, um menor conversava tranquilamente com uma menina do lado de fora, como mostra a foto.Inclusive, no último sábado, 4 de janeiro, pouco depois das 22 horas, a Polícia foi chamada até a praça em frente ao Posto de Saúde do Bairro Bandeirantes onde estariam menores fumando maconha. Lá os PMs encontraram alguns adolescentes usando a droga atrás do prédio do posto de saúde. 

Segundo apuraram os policiais um dos menores é interno da Casa do Adolescente que deixou o local para usar droga. Coincidentemente é o mesmo envolvido na ocorrência desta manhã, R.J.C. que, naquela ocasião, não tinha droga em seu poder. Como é interno da Casa e naquele horário não poderia estar na rua, foi reconduzido até lá pelos policiais e entregue à funcionária do local. Ela, porém, relatou aos PM's que os internos não obedecem às ordens da equipe de trabalho e que fogem da casa para usarem drogas. 

imageA Casa do Adolescente é vinculada ao Programa Proteção Especial e seu novo coordenador, Paulo Milani, segundo apurou o Site, acaba de assumir o cargo. Ele substitui Anderson Fuscão que foi remanejado para o Projovem. A instituição também está vinculada ao CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social - da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cataguases. O titular do Creas é Wilson Mendonça (foto) que, ainda conforme apurou o Site, é quem poderia falar em nome da Casa do Adolescente sobre o assunto e explicar o funcionamento daquela local e em que condições os adolescentes lá permanecem, entre outras informações. Ele foi procurado pela reportagem, mas no CREAS a informação obtida é de que ele estaria em reunião.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Casa do Adolescente - maconha - Secretaria Municipal de Assistência Social - Cataguases





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: