Em 03/01/2014 às 13h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cataguases teve redução da violência doméstica no ano de 2013

Índice de violência contra a mulher foi menor em 2013

Índice de violência contra a mulher foi menor em 2013

Download
A 146ª Companhia de Polícia Militar, através da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, e o Centro de Referência de Proteção e Inclusão Social de Mulheres (Casa de Maria) revelaram nesta quinta-feira, 2 de janeiro, redução no índice de violência doméstica em Cataguases durante o ano de 2013, em comparação com o ano 2012. De acordo com o Cabo Onéias, que é um dos responsáveis pela Patrulha, essa redução está associada aos trabalhos preventivos feitos pela PM e redes de proteção, deixando a população mais bem informada a respeito do assunto. "As mulheres estão mais atentas aos riscos e, quando necessário, estão recorrendo aos órgãos responsáveis com mais rapidez. Isto é de grande importância para a solução dos problemas", revela o policial.
 
Em 2012, a Polícia Militar registrou em Cataguases 280 ocorrências referentes à violência doméstica. Em 2013 foram 245 registros, uma redução de 12% em comparação ao ano anterior. Segundo Anaína Pires (na foto com as colegas de trabalho), coordenadora da Casa de Maria, o principal objetivo dos trabalhos realizados pela instituição é a prevenção da violência imagecontra a mullher. "Não atendemos só as mulheres vítimas de violência, mas todas aquelas maiores de 15 anos que precisarem de cuidados", afirmou. A advogada Roberta Cabral lembrou que em apenas dois anos e dois meses de funcionamento, os trabalhos realizados pela Casa de Maria já apresentam bons resultados. "A nossa função vai além do atendimento às mulheres, uma vez que oferecemos todo o acompanhamento necessário para que ela possa se reestruturar", destacou. 

A assistente social Ana Carolina Damasceno, confirma o panorama favorável, observando que "a realidade desse problema na cidade vem mudando, pois a maior parte das mulheres está denunciando quando são ameaçadas, ou seja, antes de sofrer a agressão. Isto contribui efetivamente para o trabalho de prevenção à violência doméstica". Além da coordenadora, da advogada e da assistente social, a Casa de Maria também conta com uma psicóloga, Leila Urgal, cuja atuação também é fundamental para o resultado apresentado. 

imageVinculada ao programa de Proteção Social Especial, da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Casa de Maria realiza cerca de trinta atendimentos por mês e desde o início dos trabalhos de prevenção conta com a parceria da Polícia Militar e de todos os órgãos da rede de proteção do município. Conforme informou o Cabo Onéias (foto), desde a criação do Centro de Atendimento à Mulher e da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, não foi registrado nenhum homicídio contra mulheres em Cataguases. Wilson Mendonça Filho, coordenador do programa de Proteção Social Especial, considera o trabalho realizado pelo órgão e por todos os que integram a rede de proteção um sucesso. "Parabenizo a todos que participam desta iniciativa, em especial à psicóloga Débora Mantovani, que esteve à frente no atendimento psicológico às mulheres durante o período de novembro de 2010 até meados de 2013", concluiu.

image

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: violência doméstica, Casa de Maria, Cabo Oneias, segurança





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: