Em 03/01/2014 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Polícia Militar implanta em Cataguases o projeto "Base Comunitária Móvel"

A Base Comunitária Móvel entrou em ação nesta quinta-feira e já apresenta resultados

A Base Comunitária Móvel entrou em ação nesta quinta-feira e já apresenta resultados

Download
Foi iniciado nesta quinta-feira, 2 de janeiro, em Cataguases, o projeto "Base Comunitária Móvel", da Polícia Militar. Trata-se de um trabalho de prevenção ao crime e de atendimento à população que, através de um veículo Fiat Doblô, uma motocicleta e duas bicicletas para patrulhamento, vai estar presente em vários bairros e em horários flexíveis, com uma equipe de quatro policiais. O primeiro ponto de atendimento do programa foi instalado na Praça Antônio Carlos, no bairro Granjaria e, conforme explicou o Sargento Jorge Roberto, pode retornar ao local no dia seguinte ou estar em outro ponto da cidade, "de acordo com a necessidade e com os estudos e levantamentos que a PM realiza constantemente sobre áreas de maior incidência de criminalidade".

Além do Sargento Jorge Roberto, participam do projeto o Cabo Oliveira, o Cabo dos Santos e o Sargento Waldecir. Conforme explicaram os militares, o veículo funciona como base para atendimento e a motocicleta e bicicletas são usadas como apoio e para patrulhar as proximidades do local onde a base estiver montada. No local, a equipe de policiais fará diversos atendimentos, como boletins de ocorrência, orientações, informações à população e, principalmente, coibir furtos e roubos. "O principal objetivo do projeto é mesmo a prevenção com a presença ostensiva da PM no bairro, levando maior segurança à comunidade onde a base estiver estacionada", afirmou o Sargento Jorge Roberto.

imageAinda segundo ele, o projeto "Base Comunitária Móvel" funciona juntamente a outro  da Polícia Militar, que é a Rede de Vizinhos Protegidos, o qual a PM orienta e mobiliza os moradores a cuidarem uns dos outros, de modo a que qualquer situação suspeita em uma residência da rede sirva de alerta aos demais moradores para chamarem a Polícia no local. "Além de contar com a presença da base em seu bairro, a população também pode entrar em contato com a PM para denúncias através do telefone 8709-8216", informou o Sargento Jorge Roberto.

No final da tarde a equipe da Base Comunitária Móvel atendeu ao primeiro caso ocorrido nas imediações daquela praça. Duas mulheres, aparentemente sob efeito de drogas, se desentenderam e começaram a brigar. Uma delas correu e a outra foi atrás com um pedaço de pau acertando-lhe sua perna que sofreu um corte de aproximadamente quinze centímetros. Os policiais separaram as duas e levaram-nas para o Posto Avançado da PM localizado no Pronto Socorro Municipal onde a vítima, Creuza Duarte Gonçalves, que é tia da mulher que a agrediu, identificada como Andressa Gonçalves Pimenta, foi medicada e teve o ferimento suturado. Andressa, que já tem passagem pela polícia, negou ter praticado a agressão dizendo que ao chegar perto de Creuza ela já estava caída ao chão com a perna sangrando.


Matéria modificada às 8h15 do dia 03/12/13 para correção de informação e inclusão de fotos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: Polícia Militar, Base Comunitária Móvel, prevenção ao crime





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: