Em 02/01/2014 às 14h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Realizações e ousadia marcam as ações do produtor cultural Fausto Menta em 2013

Rodrigo Santos abraça Fausto Menta durante sua apresentação

Rodrigo Santos abraça Fausto Menta durante sua apresentação

Download
O ano de 2013 foi mais do que positivo para o produtor cultural Fausto Menta. Além de realizar pelo segundo ano consecutivo o projeto Usina Cultural, ele promoveu com sucesso o primeiro Festival de Samba e Petiscos e inovou com a realização do Forum Dissonâncias, que teve por objetivo discutir os novos rumos da música brasileira, reunindo artistas, críticos e produtores musicais.

O projeto Usina Cultural já caiu no gosto do público que, através de um trabalho de formação e educação musical, tem a oportunidade de conhecer os novos nomes do cenário musical brasileiro. Nomes ainda desconhecidos, como Silva ou Cícero, se apresentam no mesmo espaço de nomes que começam a ganhar fama país afora, como Emicida e Vanguart. O ponto em comum de todos eles, porém, é o trabalho inovador e contemporâneo, muitas vezes marginal e livre dos vícios de nomes consagrados da música nos grandes centros.

imageAlém destes, o projeto também abre espaço para os músicos de Cataguases e região, como Sandra Portella, de Juiz de Fora, Os Beatnicks, de Leopoldina, Raiz do Apocalipse, Stone Age e Bad Moon Rising, de Cataguases, entre outros. No mês de dezembro, Fausto Menta trouxe o baixista Rodrigo Santos, do Barão Vermelho. Seria apenas mais um bom nome de sua imensa lista de artistas. Mas o que se viu ficou na história do Projeto Usina Cultural: um show antológico, fechando a programação do ano magistralmente.

O Festival de Samba e Petiscos foi outra marca do produtor cultural cataguasense. Com a final realizada na cidade de Miraí, o evento trouxe nomes marcantes da música brasileira, como Benito di Paula, entre outras atrações que movimentaram aquela cidade durante o evento. Já o Forum Dissonâncias foi aplaudido por nomes importantes, como o do músico Hélio Flanders, da banda Vanguart, que participou do evento que trouxe à cidade para um show o consagrado, Odair José. O Dissonâncias foi criado para discutir os rumos e caminhos da música brasileira. "Iniciativas como esta precisam ser realizadas com mais freqüência e em todo o país", afirmou Flanders à época.

image Fausto Menta adianta para 2014 novas edições do Festival de Samba e Petiscos e do Fórum Dissonâncias. Já o Projeto Usina Cultural deverá trazer à cidade nomes como O Terno, grupo de jovens paulistanos especialistas em rock dos anos sessenta, a banda Porcas e Borboletas, de Uberlândia, que mistura rock’n roll com outras influências. Também já foram escaladas por Fausto a cantora Bárbara Eugênia e Tulipa Ruiz, que retorna a Cataguases em 2014 para encerrar sua turnê. E isso é só o começo, garante Fausto, lembrando que o projeto conta com o patrocínio da Energisa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Jornal Atual

Tags: Usina Cultural, Fausto Menta, shows, Dissonâncias





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: