Em 27/12/2013 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

SAMU já tem sede definida em Cataguases e serviço começa no próximo ano

A sede está localizada na Rua Gama Cerqueira número 30, perto do antigo Pronto Cordis.

A sede está localizada na Rua Gama Cerqueira número 30, perto do antigo Pronto Cordis.

Download
Em 2014, Cataguases terá equipe de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) e a sede da unidade será instalada em casa localizada na Rua Gama Cerqueira, próxima ao antigo Pronto Cordis, onde uma ambulância equipada com UTI Móvel ficará de plantão 24 horas para atender à população da cidade e da região, em momentos emergenciais. A previsão é a de que dentro de trinta dias os serviços já estejam disponíveis através do telefone 192.

A unidade básica que será implantada em Cataguases é fruto da adesão do município à política de fortalecimento da regionalização dos serviços de saúde pública da Zona da Mata, implementada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. O responsável pelo gerenciamento da Rede de Urgência e Emergência é o CISDESTE (Consórcio Intermunicipal de Saúde para gerenciamento da Rede de Urgência e Emergência da Macro Sudeste e Microrregiões) e, além de Cataguases, outras 94 cidades da região serão atendidas pelas 39 ambulâncias que serão repassadas aos municípios integrantes do Consórcio.

Conforme revelou o secretário municipal de Saúde de Cataguases, Geraldo Antonucci, "o prefeito Cesinha Samor esteve em Juiz de Fora e acreditou na proposta de ampliação do CISDESTE. Aderimos ao convênio e, com poucos investimentos, nós recebemos um excelente serviço que não vai onerar nossos cofres, já que as despesas são divididas entre municípios atendidos", disse o titular, lembrando que "a instalação de unidade do SAMU em Cataguases vai aliviar as situações angustiantes que vão desde os graves acidentes às dores repentinas no peito, intoxicações ou perdas de consciência que possam carecer de atendimento rápido para salvar vidas", concluiu.

imageO enfermeiro e vereador de Cataguases, Michelângelo de Melo Correa, em entrevista ao Site do Marcelo Lopes, também destacou a importância dessa conquista para o povo de Cataguases que até o momento só conta com uma ambulância simples e um técnico de enfermagem para atender toda a demanda. "Na unidade do SAMU, será uma ambulância muito mais apropriada, com um técnico de enfermagem e um motorista", destacou o enfermeiro que foi aprovado no processo seletivo e vai trabalhar na unidade avançada do SAMU que será instalada em Leopoldina. 

"Diferente da unidade básica, a avançada contará com um médico, um técnico em enfermagem e um socorrista e será implantada em Leopoldina devido aos inúmeros acidentes ocorridos na BR 116 que corta aquela cidade", destacou Michelângelo, lembrando que todas as unidades do SAMU trabalharão em consonância com a Rede de Urgência e Emergência. "Não adianta ter uma boa remoção sem ter um direcionamento correto e, nesse sentido, o SAMU vai abordar o trauma e leva-lo para dentro da unidade hospitalar adequada", completou o enfermeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Fonte: Com informações do Jornal Cataguases

Tags: SAMU, Michelangelo Correia, unidade básica





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: