Em 23/12/2013 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Núcleo de Controle de Endemias divulga balanço de atividades em 2013

Caixas d'água são depósitos da larva do mosquito da dengue e precisam ficar tampadas

Caixas d'água são depósitos da larva do mosquito da dengue e precisam ficar tampadas

Download
O Núcleo de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases encerra o ano de 2013 com balanço positivo de suas atividades, conforme afirma o coordenador Alencar Norte. "Foram realizados pelos agentes do setor durante o ano seis ciclos de tratamentos focais, sendo um a cada dois meses, com o último ciclo ainda em andamento", explicou, acrescentando que o trabalho consiste nas visitas diárias a domicílios e quinzenais a pontos estratégicos como borracharias, oficinas mecânicas, sucatarias, por serem locais considerados ponto de entrada do vetor no município.

Alencar Norte informou também que durante as visitas acontece a identificação dos focos do mosquito e a eliminação dos depósitos inservíveis, como casca de ovos, copos descartáveis, sacolas plásticas, garrafas peti, pneus, entre outros. "As ações de rotina, além de contribuir para a redução da infestação por Aedes aegypti, podem evitar a sua reintrodução em outras áreas", disse, lembrando também que os agentes orientam os proprietários de terrenos baldios a realizarem limpeza sistemática do local, promovem os bloqueios dos casos suspeitos de dengue notificados pela vigilância epidemiológica ou informados pelas equipes motorizadas, fazem a vedação e calafetagem de caixas d'água, utilizam o UBV (ultra baixo volume), equipamento usado no combate ao vetor em sua fase adulta, por meio de controle químico, quando as residências nas imediações dos casos notificados são visitadas num raio de 300 metros.

Outro trabalho realizado pelo Núcleo de Controle de Endemias em 2013 foram as campanhas educativas e de mobilização social em saúde, realizadas nas escolas municipais, estaduais e particulares, faculdades, associações de moradores, igrejas e empresas no município. Alencar Norte destaca outras atividades desenvolvidas pelo setor, como o TPVE (Tratamento de Pesquisa Vetorial Espacial), que consiste em atendimento de denúncias, monitoramento de casas que ficam a disposição de imobiliárias, fábricas fechadas e locais de difícil acesso. "Somente este ano foram realizados 45 monitoramentos deste tipo, ressaltando que temos um agente cuidando exclusivamente desta atividade", explicou. 

No decorrer do ano, também foram retirados aproximadamente setenta caminhões de lixo e entulho em toda a cidade, com a realização da Operação Bota Fora, outra atribuição do setor. Por fim, com o trabalho de LIRA`a (Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti), realizado no mês de outubro, o coordenador do Núcleo de Endemias e sua equipe chegaram ao resultado que mostra os depósitos predominantes do mosquito da dengue na cidade (quadro abaixo). "As caixas d’água destampadas e os pequenos potes e sacolas plásticas descartadas pela população são os principais depósitos da larva do mosquito, o que demonstra que nosso trabalho, que é contínuo e objetivo, precisa ser intensificado nos quesitos educação e informação, pois sem a colaboração dos moradores da cidade, nosso trabalho fica incompleto", concluiu Alencar Norte.

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: Dengue, relatório final, Endemias, Secretaria de Saúde





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: