Em 20/12/2013 às 19h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

2013 foi de muitas atividades na Estação Ecológica Água Limpa - Horto Florestal

Diversas atividades marcaram o ano na Estação Ecológica Água Limpa

Diversas atividades marcaram o ano na Estação Ecológica Água Limpa

Download
A Estação Ecológica Água Limpa, conhecida como Horto Florestal de Cataguases, recebeu, ao longo deste ano, grande número de pessoas para conhecerem a fauna e a flora da Unidade de Conservação protegida pelo Instituto Estadual de Florestas desde 1994. Segundo o gerente daquela unidade, Felipe Eugênio Parizzi, em 2013, foram 2.398 visitantes provenientes de 40 instituições de Cataguases e de outras cidades da região, como Leopoldina, Astolfo Dutra, Dona Euzébia, Miraí, Rio Pomba, Ubá e Santana de Cataguases. O balanço das atividades do ano está quase pronto e as informações aqui divulgadas serão parte deste documento que será levado nos próximos dias ao Conselho Consultivo.
 
Felipe explicou que a Estação Ecológica mantém-se funcionamento porque desenvolve diversos programas previamente elaborados no que ele chamou de "Plano de Manejo". "O programa de Operacionalização é a base para os trabalhos, porque trata do desenvolvimento da unidade, dos recursos humanos, da comunicação, da manutenção, da infraestrutura e dos equipamentos", ressaltou o gerente, lembrando que atualmente o Horto conta com sete colaboradores que, em 2013, através de parceiros, realizaram pintura da sede, reforma parcial do telhado, ampliação do estacionamento, bem como melhorias nas áreas externas de trilhas, acessos e jardins.

Outro programa destacado por Felipe é o de "Proteção e Fiscalização", que objetiva garantir a manutenção da biodiversidade da Estação Ecológica e a proteção de seu patrimônio histórico e cultural. Nele são realizadas ações de controle de visitação, rondas periódicas, atualização do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, bem como manutenção de aceiros e cercas. "Além de fiscalização na área da Unidade, também é vigiado o entorno do Horto Florestal, para garantir a proteção do local", disse o gerente.

imageA Estação Ecológica Água Limpa também é campo para realização de diversas pesquisas acadêmicas e, nesse sentido, a instituição mantém um programa de apoio a estas iniciativas. Conforme destacou o gerente, em 2013, três estudos foram desenvolvidos na Unidade de Conservação envolvendo as Faculdades Integradas de Cataguases (FIC – UNIS) e Fundação Presidente Antônio Carlos – FUPAC/Faculdade Presidente Antônio Carlos de Leopoldina, com o apoio da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Para Felipe (foto ao lado), os resultados das pesquisas desenvolvidas ali contribuem em benefício da própria Unidade de Conservação.

O programa de "Relações Socioambientais" também abordado por Felipe, atuou voltado para atividades de educação ambiental, de integração com o entorno e de celebração das datas comemorativas ambientais. "É importante a realização de atividades dentro e fora do Horto, para que as pessoas conheçam nosso trabalho. Assim, comemoramos o Dia Mundial da Água, a Semana do Meio Ambiente e a Semana Florestal, levando ao público a mensagem de preservação do meio ambiente e de seus recursos", completou o gerente, lembrando que diversas outras atividades foram realizadas em 2013 como gincanas, apresentações culturais, além da instalação de sistema de compostagem orgânica que é parte do trabalho acadêmico de final de curso do monitor ambiental Victor Monteiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: Horto Florestal, Estação Ecológica, Felipe Parisi





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: