Em 24/11/2013 às 13h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Sindicato dos Servidores Municipais comemora 24 anos de lutas pela categoria

Maria Lúcia, atual presidente, quer mais associados ao Sindicato

Maria Lúcia, atual presidente, quer mais associados ao Sindicato

Download
Foi comemorado na última quarta-feira, 20 de novembro, os vinte e quatro anos de fundação do Sinserpu (Sindicato dos Servidores Públicos de Cataguases e Região), uma iniciativa da professora Alcinéa de Paula Novaes que, ávida por justiça social e melhorias para os trabalhadores, convidou os colegas a criar o sindicato da categoria e pôr em prática o artigo oitavo da Constituição Federal que, à época, acabava de completar um ano de sua aprovação e publicação.  A primeira reunião aconteceu no Edgard Cine Teatro e a votação pela criação da entidade venceu por unanimidade. "Graças a essa iniciativa, hoje temos um sindicato que, ao lado dos servidores municipais, continua na luta pela categoria", disse a atual presidente da entidade, Maria Lúcia de Souza Lima Silva.

A primeira diretoria do Sinserpu/Cataguases foi eleita e composta pelos seguintes membros: Alcinéa de Paula Novaes (presidente, na foto abaixo), Jobe Cesar Piobelo (secretário), José Gutemberg de Oliveira Fontes (diretor de finanças), Carlos Medeiros Albano (diretor de divulgação), Ivanilde de Assis (diretora de formação sindical) e Fernando Luiz Cesário (diretor de saúde e condições de trabalho). Também participaram da primeira diretoria os servidores Marília de Fátima Neves, Antônio Eduardo de Figueiredo, Sérgio Corrêa Webster, Corrado Giovani Vella, Adaci Mariano de Rezende, Gleides Peixoto Brito, Maria Cristina da Silva, Maria Aparecida Torres Barcelos, José da Silva Bianque, José Vanir Franzini, Nilza do Carmo Barros da Silva, Eliane Gonçalves Pessoa, Fátima Riguete e Genésio Pereira.

imageEm 1991, por decisão da assembleia geral, houve a extensão da base territorial, incluindo os municípios de Astolfo Dutra, Santana de Cataguases, Itamarati de Minas e Dona Euzébia, com o consequente aumento do número de diretores de 21 para 32, visando atender todas as bases. Ao longo dos anos, o Sinserpu se firmou e alcançou várias conquistas para os servidores. "Ouvimos mais críticas do que elogios, muitos ainda pensam que o sindicato nada faz pelo servidor. A estes eu convido visitar nossa sede e se informar melhor sobre todos os benefícios que foram conquistados pela categoria ao longo desses anos", desabafa a atual  presidente, acrescentando que além de representar e defender os servidores em seus direitos, a entidade oferece inúmeros convênios com casas comerciais locais, profissionais liberais, planos de saúde e ainda conta com o serviço gratuito de advocacia para os associados. 

"Lamentamos que poucos servidores sejam hoje associados ao sindicato. Se a maioria assim o fizesse, teríamos mais força para lutar por mais melhorias para a categoria. Vale também destacar que muitos nos criticam por não adotarmos medidas mais efetivas em determinadas situações, mas é importante divulgar que o sindicato só age com a permissão da assembleia, de acordo com o estatuto da própria entidade. Além do mais ainda acreditamos que o diálogo e argumentos fundamentados na legislação são as armas mais poderosas para conquistar, manter e ampliar nossos direitos", concluiu Maria Lúcia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: Sinserpu, sindicato, prefeitura, Cataguases





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: