Em 02/08/2013 às 16h08 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cataguases vai levar mais de vinte propostas para a Conferência Estadual de Cultura

Download
Aconteceu, durante toda a manhã desta sexta-feira, 02, no auditório da Policlínica, a III Conferência Municipal de Cultura de Cataguases que tratou do tema "Uma política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Municipal de Cultura". Além de vários artistas, músicos, escritores, professores e produtores culturais que integraram a plenária, também estiveram presentes o prefeito Cesinha Samor, o secretário municipal de Cultura Zeca Junqueira, o secretário municipal de Indústria e Comércio Ângelo Cirino e o vereador Geraldo Majella.

Após a leitura e aprovação do Regimento Interno daquela Conferência, os palestrantes José Luiz Batista, Andréa Vicente Toledo, Anderson Cabral de Oliveira e César Piva discorreram sobre os eixos temáticos "Implementação do Sistema Municipal de Cultura", "Produção simbólica e diversidade cultural", "Cidadania e direitos culturais" e "Cultura e desenvolvimento", norteando a formação de quatro grupos de discussão e elaboração de propostas.

imageAo final do evento, foram eleitos os delegados e suplentes que representarão Cataguases na Conferência Estadual de Cultura, marcada para os dias 25, 26 e 27 de setembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte. César Piva e Anderson Cabral serão os delegados representantes da sociedade civil e o secretário Zeca Junqueira representará o poder público municipal. Os suplentes serão Urles Cabral de Oliveira e Andréa Toledo.

Na Conferência Municipal, foram mais de vinte propostas apresentadas pelos grupos, dentre as quais estão as que objetivam a criação de um calendário anual com diversos eventos artístico-culturais no município, a implantação do Consórcio Intermunicipal de Cultura, a criação do Fórum Municipal de Cultura e a inserção das ações do Sistema Municipal de Cultura nas escolas estaduais. 

Zeca Junqueira disse que a III Conferência Municipal de Cultura "foi um grande avanço em direção à implantação do Sistema Municipal de Cultura em Cataguases", destacando que "com a aprovação desse Sistema, a cultura passa a ser política de estado e a verba destinada a ela dará para financiar grandes projetos das mais diversas vertentes culturais existentes no município", concluiu o secretário. (Fotos: Paulo Victor Rocha)


Atualizada às 16:46h

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: conferência estadual de cultura - propostas - cataguases





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: