Em 30/06/2013 às 11h36 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Jornalista do Site lança livro sobre festivais de música em Cataguases

Paulo Victor Rocha autografou sua obra que retrata um importante momento cultural da cidade

Paulo Victor autografa exemplar de sua obra

Paulo Victor autografa exemplar de sua obra

Download
A Biblioteca Ascânio Lopes, na Chácara Dona Catarina, abriu suas portas na noite deste sábado, 29, para o lançamento do livro "Anos de Vanguarda em Cataguases: Os festivais (1969-1970)", de Paulo victor da Rocha Patrício, um minucioso levantamento sobre os festivais de música brasileira que aconteceram em Cataguases naqueles dois anos. Um acurado trabalho de pesquisa levou o autor a fazer o registro daquele período efervescente da cultura musical do país e de Cataguases. Paralelamente, o país via a força do regime militar crescer vertiginosamente coibindo toda e qualquer manifestação cultural.

Diversas pessoas prestigiaram a noite de autógrafos, como o vereador Aquiles Branco que, à época, participou do festival com duas músicas e, por isso, é retratado na obra. Além dele, o Secretário Municipal de Cultura, Zeca Junqueira, revelou ter assistido ao Festival aproveitando para salientar sua importância para para a cultura da cidade. A diretora da Câmara Municipal, Ana Paixão, também prestigiou o lançamento, além de familiares e amigos. O evento contou ainda com um mini show da excelente intérprete Mariana Pinhati, com o melhor da MPB.

Paulo Victor começou a revelar seus múltiplos talentos ainda no curso de Letras da FIC-UNIS. Além de participar de vários projetos culturais na Faculdade, foi co-autor, junto com acadêmicos de sua turma, do livro "1 Machado por 12 contos". Músico e compositor, atualmente divide seu tempo entre as aulas de Língua Portuguesa na Escola Estadual Clóvis Salgado e as reportagens para o Site do Marcelo Lopes, onde trabalha desde janeiro último. O lançamento da obra foi viabilizada graças à Lei Municipal de Incentivo a Cultura Ascânio Lopes.

Ainda sobre o novo livro, Paulo Victor lembra que os festivais foram organizados pelo Grupo Totem, que reunia jovens intelectuais da cidade em torno da promoção da cultura. "Esses festivais alteraram a face da cidade se constituíram em significativos fenômenos de massa e de arte que a cidade protagonizou", afirmou. O livro reúne, também, todas as letras das músicas classificadas no I Festival, ocorrido em 1969, e no II Festival Audiovisual de Cataguases, realizado em 1970. Todo o trabalho de pesquisa realizado por Paulo Victor contou com a colaboração e apoio de um dos organizadores daqueles festivais, o poeta, escritor e ex-professor do autor da obra, Joaquim Branco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: festival, totem, música, 1969





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: