Em 21/06/2013 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Duas mil pessoas foram às ruas de Cataguases por um país melhor

Veja também mais de cem fotos inéditas do evento que entrou para a história da cidade

Os temas que afligem os cataguasenses foram lembrados

Os temas que afligem os cataguasenses foram lembrados

Download
A manifestação pacífica realizada entre o final da tarde e o início da noite desta quinta-feira, 20, em Cataguases, que reuniu cerca de 2 mil pessoas, em sua maioria jovens, alcançou os objetivos propostos pelos organizadores Lilian Donofre e Eduardo Yep, conforme eles mesmos declararam. "As pessoas perceberam que era hora de participar e vieram para a rua mostrar sua insatisfação com a atual situação do País", disse Lílian. Para Yep, o movimento "deu certo porque quem participou fez isto com responsabilidade e civismo. Ninguém veio para a manifestação com a intenção de fazer bagunça, mas sim, de mostrar sua insatisfação com o Brasil", analisou.

Entre 16 horas e 18:30 horas, uma multidão tomou conta da Praça Rui Barbosa e de lá saiu em passeata cantando e gritando bordões por um país melhor, contra a corrupção e por melhorias sociais significativas. Copasa, Rede Globo, Piso Nacional de Salários para os professores, Educação e Saúde com qualidade para todos e os políticos, foram os temas mais lembrados durante o movimento que transcorreu em completa harmonia. A multidão saiu da Praça Rui Barbosa e foi até à Santa Rita e de lá para a Avenida Astolfo Dutra, chegando até à Chácara Dona Catarina, passou por trás da antiga Estação Ferroviária e retornou à Praça Rui Barbosa.

Nenhum incidente foi registrado durante todo o percurso, conforme informou a Polícia Militar. Pouco antes do início da manifestação, o comandante da PM em Cataguases, Major Antônio Carlos de Freitas, com um megafone na mão, explicou ao público que a Polícia estava ali para garantir a integridade de todos os participantes salientando que aquele evento era legítimo, sendo aplaudido pela multidão. 

imageO renomado escritor Cataguasense, Luiz Ruffato, utilizou a rede social para revelar o que pensa sobre estes movimentos populares que estão acontecendo em diversas cidades brasileiras, inclusive, Cataguases."A voz da maioria indignada nas ruas É A FAVOR de uma reforma urgente nos sistemas de educação e saúde, É A FAVOR de tarifas mais justas no transporte público, É A FAVOR de mais segurança pública, É A FAVOR do combate ao fundamentalismo religioso, É A FAVOR da transparência no uso do dinheiro dos impostos, É A FAVOR do fim da corrupção em todos os níveis, federal, estadual e municipal. É A FAVOR, enfim, de uma nova maneira de fazer política.A voz da maioria indignada nas ruas NÃO É CONTRA a democracia.A voz da maioria indignada nas ruas É A FAVOR do Brasil", concluiu o escritor, resumindo em poucas palavras este momento histórico brasileiro.

O Site do Marcelo Lopes fez uma compilação de fotos do evento desta quinta-feira, 20 de junho, que entrou para a história de Cataguases pelo seu caráter cívico e consciência cidadã. Na galeria abaixo, há fotos de Marcelo Lopes, Paulo Victor Rocha, e também dos fotógrafos, Marcos Spínola, Juliano Carvalho e Lilian Donofre. Há também um excelente vídeo dirigido e editado pelo jornalista Diogo Andrade, com os melhores momentos da manifestação. Para assistí-lo, clique aqui ou retorne à página inicial do site e desça a barra de rolagem até à Sessão Vídeos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: manifestação, protesto, ruas, população





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: