Em 26/05/2013 às 11h32 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Aquiles Branco lança "Histórias da Rua do Pomba", com textos de sua mãe Ruymar

ZEca Junqueira, Secretário de Cultura, com Aquiles Branco

ZEca Junqueira, Secretário de Cultura, com Aquiles Branco

Download
O lançamento do livro "Histórias da Rua do Pomba", de Ruymar Branco Ribeiro, ocorrido nesse sábado, 25, movimentou a Biblioteca Municipal Ascânio Lopes, onde Aquiles Branco Ribeiro, filho da autora e organizador da obra, fez uma concorrida noite de autógrafos, contando com a presença dos irmãos Pedro e Joaquim Branco, de amigos, escritores, artistas de diversas áreas e de autoridades de Cataguases, como o secretário de Cultura Zeca Junqueira, o de Administração Walter de Paula, além de Maurício do Vale Rufino, João Monoelino da Silva Bolina, o Joãozinho de Vista Alegre,  Luiz Carlos da Silva Sodré, o Russo, e Geraldo Majella Mazini, companheiros de Aquiles no Legislativo Municipal.

A data marcou o centenário de Ruymar que aos 82 anos publicou seu primeiro livro, intitulado "Descargas. Emoções em alta voltagem, lembranças em descarga da memória" e que, em seguida, lançou o livro "Outras Histórias da Rua do Pomba". Mas, devido ao sucesso de ambos, as edições esgotaram-se raidamente. "É por isso que decidi reunir os textos dos dois livros e editá-los em um só volume", disse Aquiles Branco, lembrando que "toda a renda obtida através da venda dos exemplares será em benefício à Associação dos Diabéticos de Cataguases que hoje conta com 4.070 membros e passa por uma situação difícil", revelou.

As crônicas e contos presentes no livro lançado possuem linguagem clara e agradável. Segundo Joaquim Branco, "são histórias cheias de vida, escritas de forma simples e poética, que, além de documentar uma época com seus usos e costumes, irão iluminar a leitura de gerações e gerações de pessoas que viverão outras aventuras igualmente ricas de imaginação criadora".
Ruymar faleceu em 2004, mas deixou três filhos escritores reconhecidamente talentosos como ela e que, ao longo de décadas, veem (re)inventando a história da cidade através de criações literárias singulares. "Todo manifestação cultural é muito bem vinda e é o que a população precisa", concluiu Aquiles.     

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: livro Aquiles Branco, lançamento Ruymar Branco





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: