Em 16/05/2013 às 11h38 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Os irmãos Aquiles e Joaquim Branco lançam livro em homenagem à mãe

Dona Ruymar escreveu diversas crônicas, lançou livros e escreveu na imprensa local

Download
No próximo dia 25 de maio, o vereador e escritor, Aquiles Branco, em parceria com seu irmão, Joaquim, lança o livro "História das Rua do Pomba", uma coletânea de crônicas escritas pela mães deles, a inesquecível Ruymar Branco Ribeiro que durante anos, manteve uma coluna no jornal oficial do município "Cataguases".
 
O livro é uma homenagem ao centenário de seu nascimento. Foi organizado por Aquiles, que selecionou os melhores textos, com criação editorial de Joaquim, capa da neta de Dona Ruymar, a talentosa Natália Branco a partir de desenhos de Clóvis Spínola, além da diagramação e revisão de Camila Galvão.

imageA obra será lançada na Casa de Leitura da Chácara Dona Catarina, às 19 horas, com apoio da Lei Ascânio Lopes de incentivo à Cultura. "Os textos de Ruymar são leves e prazerosos, tendo sido criados com base na vida real, escritos com muita expressividade e tendo como temas acontecimentos de Cataguases e seus habitantes", explicou Joaquim Branco. O livro será vendido por dez reais e a renda revertida para a Associação dos Diabéticos de Cataguases, dirigida por Aquiles.


Histórias da Memória

Por Joaquim Branco

imageRuymar Branco Ribeiro (1913-2004) nasceu em Cataguases e aqui viveu sua vida. Foi professora primária e dedicou-se a escrever crônicas e contos na linha memorialista.

Neste ano de 2013, ela completaria seu centenário de nascimento. Por isso, nós, seus filhos, preparamos uma edição especial de sua obra sob o título de "Histórias da Rua do Pomba" contendo os textos do seu 1º livro ("Descargas") e do 2º ("Outras histórias da Rua do Pomba"), publicados em 1995 e 1997, respectivamente.

Aos 82 anos, minha mãe publicou seu primeiro livro, intitulado "Descargas". Emoções em alta voltagem, lembranças em descarga da memória. Porém, um título forte demais, em descompasso com a leveza textual de suas reminiscências.  
Ainda me lembro do sucesso do seu lançamento em 1995, com as filas no Hotel Cataguases chegando até o prédio da Prefeitura. Naquela época, saiu quase toda a edição de 500 exemplares.

Seu 2º livro foi "Outras histórias da Rua do Pomba", que reeditou o sucesso do anterior. 

Com o tempo, os livros se transformaram em clássicos municipais. Suas crônicas e contos tornaram-se leitura assídua nas residências e nas escolas. Surpreendeu-nos a recepção do público de todas as idades. Professoras – do fundamental à graduação – vinham marcando costumeiramente pesquisas para seus alunos, e as edições se esgotaram. Tornou-se então necessário editá-los num só volume. É o que fazemos agora, certos de que a autora criou e refundiu histórias que, vindas do início do século XX, ultrapassaram seu tempo pelo milagre da memória e do talento.

São pequenas histórias cheias de vida, escritas de forma simples e poética, que, além de documentar uma época com seus usos e costumes, irão iluminar a leitura de gerações e gerações de pessoas que viverão outras aventuras igualmente ricas de imaginação criadora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: livro Aquiles Branco Joaquim Branco lançamento





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: