Download
O Presídio de Cataguases inaugurou nesta manhã de segunda-feira, 15, as novas instalações do Núcleo de Ensino e Aprendizagem cujas aulas são ministradas pelos professores da Escola Estadual Marieta Soares Teixeira. No local vão estudar oitenta detentos desde a alfabetização até o Ensino Médio, conforme revelou o diretor daquela unidade prisional, Giuliano de Paula. O espaço é composto por quatro salas de aula com dezesseis metros quadrados cada e uma sala de Informática com dez computadores que serão instalados nos próximos dias e uma biblioteca. Atualmente o presídio abriga 213 detentos, sendo vinte albergados. O coral Recomeço, formado por acautelados acompanhado pela Banda Restauração, composta por funcionários do presídio, apresentaram algumas músicas durante o evento.
Participaram da solenidade os prefeitos de Cataguases e de Astolfo Dutra, José Cesar Samor e Arcílio Venâncio Ribeiro, respectivamente, o juiz da Vara Criminal Maurício José Machado Pirozzi, os vereadores Antônio Gilmar de Oliveira (Gilmar Canjica) e José Augusto Titoneli, Major Antônio Carlos Freitas, comandante da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar em Cataguases, os secretários municipais Walter de Paula e Nicolau Siervi, a Superintendente Regional de Ensino de Leopoldina Solange Cabral Riguete, a diretora de Ensino e Profissionalização da SUAPI, Sandra Regina Lobo Madureira, o diretor da Escola Estadual Marieta Soares Teixeira, João Dioni Sarquer Augusto, representantes do Rotary Clube, Liliane Riguete Ferreira e Oder Ferreira, e do Lions, Carlos Pires, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação de Cataguases e do presidente da União das Associações de Moradores de Cataguases, Geraldo Luiz Campos Ribeiro, o Geraldo Luchini.
O diretor do Presídio, Giuliano de Paula disse que a educação no sistema prisional é a principal ferramenta na ressocialização do custodiado "porque desperta seus valores, lhe dá perspectivas de um futuro fora da cadeia e o transforma em um cidadão produtivo". Ele informou ainda que em breve o núcleo de educação da presídio vai oferecer graduação à distância e cursos técnicos através do Pronatec. Ele finalizou incentivando o incremento de ações educativas no sistema prisional.
João Dioni, diretor da Escola Marieta Soares Teixeira, homenageou o professor Sebastião Geraldo Lucindo, recentemente falecido, com a entrega de uma placa de prata à viúva, dona Vanda, em reconhecimento por sua dedicação à Educação. Em seu discurso ele revelou que o núcleo que estava sendo inaugurado recebe o nome daquele professor "por seu exemplo na Educação". Dioni lembrou as transformações que a Educação proporciona no ser humano "porque ao transferir conhecimento, desperta o senso crítico, promove questionamentos e o entendimento coerente".
O projeto de criar o Núcleo de Educação no presídio é iniciativa do então diretor daquela escola, Sérgio Santos de Almeida. Em seu pronunciamento, ele chegou a se emocionar dizendo que ao "lançar a semente não imaginava ver tantos frutos de qualidade serem produzidos por esta árvore". Já a Diretora de Ensino e Profissionalização da SUAPI, Sandra Regina Lobo Madureira, reiterou a força da Educação para mudar o ser humano, parabenizou a todos pela construção do Núcleo Educacional e agradeceu o apoio que a unidade prisional de Cataguases recebe da comunidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE