O projeto pretende impulsionar o turismo no Distri
Download
A equipe técnica da Emater apresentou, recentemente, o Programa de Desenvolvimento Sustentável para o Distrito da Glória. O encontro aconteceu no Clube Social daquele distrito e foi aberto pela presidente da Associação das Mulheres Rurais de Cataguases, Aparecida Ednam Nunes Santos, com a presença de autoridades municipais, membros da Associação e da comunidade.
Na oportunidade foi apresentado o Projeto Café Rural conduzido pelo grupo de mulheres daquele distrito, com apoio da Emater. O primeiro Café Rural servido em 26 de abril de 2009, e, partir daí, o trabalho firmou-se pela qualidade, inovação e sabor dos quitutes. São biscoitos, bolos, broas e o famoso pastel de angu, que caíram no gosto popular e têm grande procura, transformando-se em fonte de renda para as mulheres rurais. "Vemos perspectivas de expansão para esta atividade", disse a extensionista de bem-estar social da Ematar-MG, Maria das Graças Martins Costa, referindo-se à aceitação do serviço pelo mercado.
Para a dona de casa Vanderli Dorcelino Moizés a renda gerada pelo Café Rural vem sendo de fundamental importância. "Contribui para ajudar em casa, comprar remédios, no amparo à família", disse. Marlene Aparecida de Paula é outra integrante do grupo e que está satisfeita com os resultados: "O trabalho torna a mulher rural mais independente. Me dá condições, por exemplo, de auxiliar minhas netas quando precisam", contou.
Para o pleno desenvolvimento do Café Rural, que pode ser o carro chefe para alavancar o turismo no distrito da Glória, Maria das Graças também apresentou às autoridades as urgências para que o trabalho se fortaleça. Ela citou a necessidade de um local adequado para a produção, e que se torne referência, lembrando ainda as dificuldades enfrentadas com o transporte dos alimentos. Após conhecer e provar da variedade de quitutes do Café Rural que foi oferecido aos convidados, o prefeito de Cataguases colocou-se à disposição para trabalhar pelo desenvolvimento sustentável da localidade, citando como parceira estratégica a iniciativa privada.
O encontro chamou a atenção para outras possibilidades existentes no distrito da Glória facilitadoras do desenvolvimento sustentável, tendo como pano de fundo a beleza natural do local. No encontro o historiador e professor Luiz Fernando Leitão falou dos movimentos culturais realizados com alunos da Escola Municipal João Ignácio Peixoto e seus resultados positivos, ao despertar o olhar da comunidade para o conjunto de bens culturais existentes. Passeios com os estudantes dentro do próprio distrito, apresentação de danças folclóricas, passeio de bicicleta foram algumas das ações já promovidas e que serviram como termômetro para medir a potencialidade do local para sediar eventos de cultura popular, "que podem gerar renda, sem impacto ambiental no distrito", ressaltou.
Fonte: Jornal Cataguases - foto ilustrativa
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE