Download
As inscrições para o programa "Adolescente Cidadão" estarão abertas até a próxima segunda-feira, 15, e os interessados em participar devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social, ou um dos Coletivos do "Projovem Adolescente", e também podem ir até um dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), localizados no bairro Leonardo e no distrito de Sereno.
Para participar, o jovem deve respeitar algumas condições, como ter entre 16 e 18 anos, estar inscrito no programa "Projovem Adolescente", apresentar boletim escolar e declaração atualizada de matrícula no sistema de ensino, além de comprovante de residência e identidade ou certidão de nascimento. "Também é necessário que o próprio adolescente tenha vontade de participar", conforme revelou Carmem Lúcia Pinto, coordenadora do programa.
Ela disse que "o ‘Adolescente Cidadão’ está dentro dos serviços ofertados pela Prefeitura Municipal de Cataguases, através da Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social, no âmbito do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e objetiva principalmente a capacitação dos jovens para o exercício de cidadania e preparação para o ingresso no 1º emprego".
Carmem também destacou que "o Programa valoriza as políticas de prevenção, compondo o seu planejamento com temas transversais, como doenças sexualmente transmissíveis, prevenção ao uso de drogas, gravidez na adolescência, abuso sexual e também temas voltados à motivação, convivência familiar e social". Os adolescentes contratados são amparados pela Lei do Menor aprendiz e recebem salário no valor correspondente à carga horária de quatro horas diárias de trabalho, além de outros benefícios, como capacitação profissional, lanche e assistência médica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE