Em 15/11/2012 às 14h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Casa de Leitura Lya Botelho, em Leopoldina, inaugura orquidário

Download

 

A Casa de Leitura Lya Botelho, em Leopoldina, uma referência ao incentivo à leitura na Zona da Mata, quer despertar nos visitantes, em especial nas crianças, o amor à natureza e a consciência da necessidade absoluta da sua preservação, evitando a extinção das espécies. Em meio aos jardins desenhados por Burle Marx, foi inaugurado o Orquidário Dora Müller Botelho, que apresenta 90 vasos da planta com variadas formas, cores e tamanhos. Um espaço onde certamente as pessoas, ao entrarem em contato com a beleza das plantas ali cultivadas, encontrarão inspiração para seus afazeres e atividades artísticas.

Dora Müller Botelho

Dora Müller Botelho, esposa do Dr. Ormeo Junqueira Botelho (fundador da Companhia Força e Luz Cataguases-Leopoldina, hoje Energisa) além de companheira a mãe dedicada, era uma grande apreciadora da beleza das plantas, flores e, por extensão, da jardinagem.
Tão grande era, para o casal, a importância de um paisagismo bem realizado, onde espécies as mais diferentes e raras (em extinção) pudessem conviver em estética harmonia, que contrataram o renomado paisagista brasileiro Burle Marx para criar os jardins da casa que haviam acabado de construir.
D. Dora, ainda que apreciasse e valorizasse todas as espécies que cultivava, tinha uma especial predileção pelas orquídeas, essas plantas de flores exóticas e perfume intenso, tão afeitas ao clima tropical do nosso país. Cultivava, então, com muito amor, carinho e dedicação, seus muitos vasos de orquídeas num espaço reservado, ao abrigo do sol intenso e do vento, num recanto do jardim. E assim o fez todos os dias da sua existência.

Hoje, essa casa, oferecida pelos filhos de D. Dora e Dr. Ormeo à Fundação Ormeo Junqueira Botelho para ser a sede da Casa de Leitura Lya Botelho, continua encantando seus visitantes especialmente pela magnitude e beleza das árvores e demais espécies botânicas que compõem seu jardim. Seus amplos espaços, com áreas de sombreamento e claridade perfeitamente planejadas, atravessam as estações do ano coloridos com a diversidade das flores existentes na composição de seus canteiros.

O Orquidário Dora Müller Botelho está aberto de segunda a sexta-feira, nos horários de 8h às 11h e de 13h às 17h, e no sábado de 8h às 12h. A visitação também pode ser agendada através do telefone (32)-3441-2090 ou pelo e-mail: [email protected] O orquidário funciona na Casa de Leitura Lya Botelho, localizada na Rua José Peres, 4 - Centro - Leopoldina-MG.

 

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho - Fernanda Brasileiro

 

Matéria alterada às 17:58 h com a troca do título em função do layout.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: