Em 02/10/2012 às 12h32 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Terceira edição do Festival Ver e Fazer Filmes será este mês em Guimarães, Portugal

Download

 

Realizado duas vezes em Cataguases (2008 e 2010) o “Festival Ver e Fazer Filmes”, e que este ano terá sua terceira edição, vai acontecer em Portugal, na cidade de Guimarães, a Capital Europeia da Cultura. O evento consiste em produzir filmes voltados para coletivos culturais e equipes de escolas de cinema, audiovisual e comunicação.

O “Ver e Fazer”, como é carinhosamente chamado por quem dele participa, chega a Portugal para homenagear o ano daquele país no Brasil e recebeu o nome de Festival Ver e Fazer Filmes - Edição Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura – Portugal” . Nesta terceira edição foram convidadas a participarem três equipes: a Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, a Universidade do Minho, ambas de Portugal, e um coletivo do Instituto Fábrica do Futuro/Companhia Ormeo de Teatro e Dança, de Cataguases, Brasil.

A proposta do Festival é permitir ao participante uma grande experiência cultural, de intercâmbio e de imersão cinematográfica, na medida em que sua programação envolve duas etapas: a “Etapa Fazer”, que culmina com a realização durante o Festival de um curta-metragem digital por parte de cada uma das três equipes convidadas; e a “Etapa Ver”, que consiste de uma ampla programação de filmes e mostras audiovisuais a serem exibidos para participantes e público em geral.

O Festival Ver e Fazer Filmes é uma co-produção entre a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, o Instituto Cidade Cataguases, o CINEPORT-Festival de Cinema dos Países de Língua Portuguesa e a Fundação Cidade de Guimarães. Ele será realizado entre os dias 16 e 25 de outubro, na cidade de Guimarães, Portugal, que está situada no Distrito de Braga, região norte de Portugal, uma das mais industrializadas do país, e tem pouco mais de 52 mil habitantes.

Nas edições anteriores – 2008 e 2010 – realizadas em Cataguases, o Festival imprimiu sua marca de inovação, ao promover uma experiência singular de criação e produção cinematográfica, em um encontro de aprendizado que envolveu profissionais do mercado audiovisual, professores, estudantes universitários e participantes de projetos sociais e culturais da cidade de Cataguases e Região, de outros Estados do Brasil, de Portugal, Cabo Verde, Angola e Moçambique.

Fonte: Festival Ver e Fazer Filmes

 

Atualizada às 12h35 para alteração no título.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: