Em 19/09/2012 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
A dois dias do fim do inverno, Cataguases registrou nesta tarde de quarta-feira, 19, por volta das 16 horas, 36º centígrados, a maior temperatura para esta época do ano, configurando assim o dia mais quente desta estação. A umidade relativa do ar, segundo o instituto Climatempo, ficou na casa dos 50%. De acordo com a Meteorologia, não há previsão de chuva para esta noite e a tendência para quinta-feira, 20, é de que a situação se repita, porém, com possibilidade de chuva à noite. Já na sexta-feira, 21, o Climatempo prevê chuva durante o dia e noite, se estendendo ao longo do sábado e do domingo, com queda significativa na temperatura. O sol deverá voltar a brilhar somente na segunda-feira, 24, ainda conforme a previsão daquele instituto.
No dia 22 de setembro, exatamente às 11:49 no horário de Brasília, começa oficialmente a Primavera no hemisfério Sul. Na média, a estação marca o retorno gradativo da chuva e à maior parte do país, com exceção do Nordeste, onde normalmente a chuva diminui. No entanto estamos bem longe da normalidade este ano.
Começamos 2012 sob domínio do fenômeno La Niña e a expectativa é da entrada do El Niño exatamente durante o começo do novo fenômeno. Com a entrada do El Niño o clima de outubro deve ser mais chuvoso do que o normal no Sul, com chuvas mais fortes e constante no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No sul do Paraná também deve chover forte. Por outro lado, devemos ter menos chuva no Norte e na maior parte do Nordeste. No Sudeste e no Centro-Oeste o calor continua, mas a chuva volta. Como em anos de El Niño a previsão é de mais calor do que o normal e chuva irregular.
*Com informações do Site Climatempo