Cataguases ganha novo ponto para descarte de lâmpadas queimadas


Cataguases ganha novo ponto para descarte de lâmpadas queimadas

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Cataguases implantou um novo ecoponto para o descarte de lâmpadas queimadas. O serviço funciona no Centro Administrativo, na Rua Gama Cerqueira, nº 70 — antigo Pronto Cordis.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Participe do grupo de WhatsApp do Site do Marcelo Lopes

Esta iniciativa visa recolher e dar um destino adequado às lâmpadas que não estejam mais em uso. Neste sentido, foi instalado no Centro Administrativo um coletor que permite o descarte correto destas lâmpadas, especialmente aquelas que contêm mercúrio, contribuindo para a proteção da saúde e do meio ambiente.

A ação é resultado de uma parceria entre o município de Cataguases e a Reciclus, entidade sem fins lucrativos responsável pela gestão da logística reversa de lâmpadas no Brasil, criada a partir da Política Nacional de Resíduos Sólidos e de acordo setorial específico para o setor.

Esse processo é chamado de Economia Circular por se tratar de um ciclo contínuo de desenvolvimento positivo que preserva e aprimora o capital natural, otimiza a produtividade de recursos e minimiza riscos sistêmicos, gerindo estoques finitos e fluxos renováveis, conforme explica a empresa em sua página na internet.

Conforme o texto, “quando você descarta corretamente uma lâmpada, você contribui para que a Reciclus possa retornar seus componentes para o setor produtivo como matéria-prima ou insumo, não sendo necessária a extração de novos recursos naturais.”

OUTRAS NOTÍCIAS
Minas Gerais vai pagar R$ 750 mil para programa Bolsa Reciclagem

Cooperativa faz a primeira venda de materiais recicláveis

Fonte: Prefeitura de Cataguases e Reciclus | Foto: Reciclus