Fim de semana será de comemorações pelos 148 anos de Cataguases


Fim de semana será de comemorações pelos 148 anos de Cataguases

Cataguases chega ao ápice das celebrações pelos seus 148 anos neste fim de semana. A programação oficial, que se estende de sexta-feira, 5, até domingo, 7 de setembro – data do aniversário do município –, reúne atrações musicais, lançamentos literários, eventos culturais e esportivos.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Participe do grupo de WhatsApp do Site do Marcelo Lopes

Na prática, as comemorações já vinham acontecendo desde o mês passado, quando o Festival Modernista inaugurou, no dia 11 de agosto, o ciclo festivo com o “Agosto Moderno”. A agenda incluiu visitas guiadas aos principais pontos modernistas da cidade, Feira de Livros e a Feira Literária na Praça Rui Barbosa, entre outras atividades.

O prefeito José Henriques destacou a importância da data: “Cataguases chega aos seus 148 anos vivendo um momento de renovação, valorizando a nossa cultura, a nossa história e abrindo espaço para o futuro. Esta programação foi pensada para toda a população, para que cada cidadão se sinta parte dessa grande celebração da nossa identidade.”

O fim de semana de aniversário começa nesta sexta-feira, 5, às 20h, com o show do DJ Diego, que abre a programação musical na Praça Chácara Dona Catarina. Logo depois, quem sobe ao palco é o cantor Dilsinho, conhecido por sucessos como “Péssimo Negócio” e “Diferentão”, entre outros.

No sábado, 6, a programação começa cedo: às 11h será lançada a pedra fundamental do Pórtico Cataguás, na entrada da cidade. À tarde, os shows retornam na Praça Chácara Dona Catarina a partir das 14h, com Exige o Tom e Douri Almeida. Já à noite, às 21h, o público poderá conferir o show de Renato Teixeira, um dos maiores nomes da música brasileira, seguido pela dupla Don & Ruan, às 23h.

A programação literária também marca presença no sábado: às 16h, na Casa de Cultura, haverá o lançamento de obras de escritores cataguasenses. Entre elas, “Cataguases – História, Terra e Povo”, de Fernando Moreira; “Memórias do Colégio Cataguases”, de Delson, Luiz Gonzaga e Manoel Hermilio; e “As Margens do Texto”, de Joaquim Branco.

No domingo, 7, dia do aniversário da cidade, as atividades começam às 7h30 com a Hora Cívica em frente ao Paço Municipal, seguida do tradicional Desfile de 7 de Setembro na Avenida Astolfo Dutra. À tarde, às 16h, acontece a Corrida Internacional da Independência – Bahamas, com largada na Avenida Humberto Mauro. O encerramento das festividades ficará por conta dos shows de Kléber Mattos, às 18h, e da dupla João Neto & Frederico, às 21h, novamente na Praça Chácara Dona Catarina.

OUTRAS NOTÍCIAS
Voz da comunidade guia a Revisão do Plano Diretor em Cataguases

Cataguases tem projeto educacional reconhecido em premiação

Foto: Arquivo