LIRAa aponta risco médio para dengue em Cataguases


LIRAa aponta risco médio para dengue em Cataguases

O Núcleo de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases divulgou o resultado do 1º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2026, realizado entre os dias 12 e 16 de janeiro, no município.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Participe do grupo de WhatsApp do Site do Marcelo Lopes

O levantamento visitou 1.525 imóveis em diferentes regiões e identificou a presença do mosquito transmissor da dengue em 43 residências, o que resultou em um índice de infestação de 2,8%.

De acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, o índice é classificado como médio (alerta). O recomendado é que o Índice de Infestação Predial (IIP) fique abaixo de 1%, patamar considerado satisfatório.

Onde estão os principais focos

O levantamento apontou que a maior parte dos focos do mosquito foi encontrada em recipientes comuns do dia a dia, o que reforça a importância do cuidado dentro das residências. Os principais locais identificados foram:

❗️Vasos, frascos, bebedouros e fontes ornamentais: 30 depósitos
❗️Tanques, calhas, lajes, sanitários em desuso, piscinas e caixas de passagem de água: 8 depósitos
❗️Depósitos ao nível do solo (barris, tambores, poços e tanques): 6 depósitos
❗️Pneus e materiais rodantes: 4 depósitos
❗️Caixas d’água ligadas à rede (depósitos elevados): 2 depósitos

👉🏻 O levantamento também registrou a presença do Aedes albopictus em 18 imóveis, com índice de infestação de 1,4%, acima do ideal preconizado pelo Ministério da Saúde.

Atenção redobrada e responsabilidade coletiva

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o combate ao mosquito depende, principalmente, da ação cotidiana de cada cidadão. Medidas simples, feitas ao menos uma vez por semana, fazem toda a diferença:
✔️Manter caixas d’água bem tampadas
✔️Evitar qualquer acúmulo de água parada
✔️Manter lixeiras fechadas e em locais cobertos
✔️Colocar areia nos pratos de plantas
✔️Limpar calhas e ralos regularmente
✔️Dar destinação correta ao lixo e entulho

Fique atento aos sintomas

Em caso de sintomas como febre alta ou persistente, dores de cabeça ou atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, diarreia, dor abdominal intensa ou mal-estar, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde e não se automedicar.

Para dúvidas, sugestões ou denúncias de possíveis focos do mosquito, a população pode entrar em contato com o Núcleo de Controle de Endemias pelo telefone (32) 3422-3589.

“O cenário é de alerta, mas ainda controlável”, tranquila vinícius Franzoni, secretário municipal de Saúde. Ele, no entanto, salienta: “A participação ativa da população é decisiva para impedir o avanço da dengue em Cataguases. Cuidar do quintal, da casa e do entorno é um gesto simples que protege toda a cidade”, completou.

OUTRAS NOTÍCIAS
Sábado tem mutirão contra a dengue em Cataguases

Anvisa alerta sobre repelentes adequados contra o mosquito da dengue

Foto: Fernando Frazão – Ag. Brasil