Se o seu celular não para de tocar com ligações de números desconhecidos, você não está sozinho. Cada vez mais brasileiros têm usado as redes sociais para desabafar sobre a frequência — e a insistência — de chamadas de telemarketing e cobranças, que muitas vezes ocorrem diversas vezes ao dia, inclusive aos fins de semana.
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“Gente, como faz pra esses números pararem de me ligar?”, questiona uma usuária no X (antigo Twitter). “O telemarketing me liga mais do que meus amigos”, ironiza outro internauta. A boa notícia é que existem formas eficazes e gratuitas para reduzir esse incômodo.
Como bloquear ligações de telemarketing?
A principal ferramenta para bloquear chamadas indesejadas é o site Não Me Perturbe (naomeperturbe.com.br). A plataforma permite que consumidores cadastrem seus números de telefone para impedir chamadas de operadoras de telecomunicação e instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central.
O processo é simples: basta acessar o site, preencher um cadastro básico e informar os números de telefone que devem ser protegidos. O bloqueio passa a valer em até 30 dias após a solicitação.
Desde seu lançamento, milhões de brasileiros já aderiram ao serviço na tentativa de reduzir o volume de ligações indesejadas.
Em Minas Gerais, o PROCON administra o Sistema de Bloqueio de Telemarketing. Para se inscrever e livrar-se do incômodo de ligações cujo objetivo é lhe vender algo que você não quer, cadastre seu número de celular na plataforma. É grátis e completamente eficaz, a partir da ativação do serviço que ocorre em trinta dias. Clique neste link para fazer seu cadastro.
E se as ligações continuarem?
Caso as chamadas persistam mesmo após o cadastro no site, o consumidor pode denunciar práticas abusivas aos Procons estaduais. Cada estado possui um procedimento específico para o registro de reclamações, e o ideal é verificar diretamente com o órgão local as orientações para formalizar a denúncia.
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Fonte: Metrópoles e PROCON-MG | Foto: Pexels