A OAB Cataguases, por meio de sua presidente, Muriel Duarte Gouvêa, emitiu um importante alerta à população de Cataguases e das cidades vizinhas — Miraí, Itamarati de Minas, Dona Euzébia, Santana de Cataguases, Astolfo Dutra e São Sebastião da Vargem Alegre — sobre um golpe que vem fazendo diversas vítimas diariamente.
📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram
📱Participe do grupo de WhatsApp do Site do Marcelo Lopes
Segundo relatos recebidos pela subseção, criminosos estão se aproveitando do fato de que os processos judiciais são públicos para aplicar fraudes. Eles acessam sistemas eletrônicos da Justiça, obtêm documentos reais de ações judiciais e entram em contato com as partes envolvidas, especialmente os autores das ações. Utilizando fotos e nomes de advogados verdadeiros, os golpistas criam perfis falsos no WhatsApp e se passam por procuradores das vítimas.
Com base nas informações colhidas nos processos, os criminosos ganham a confiança da vítima e passam a fazer solicitações de pagamentos, alegando, por exemplo, que a pessoa teria ganhado a ação, mas que precisa pagar taxas ou custas judiciais para receber os valores.
“Esses golpistas são extremamente convincentes porque usam dados reais do processo e, muitas vezes, fotos e nomes de profissionais da advocacia. A pessoa acredita que está falando com seu advogado ou com alguém do escritório e acaba realizando transferências bancárias que nunca retornam”, explica Muriel Gouvêa (foto ao lado).
Como se proteger
A OAB Cataguases orienta toda a população a nunca efetuar pagamentos com base apenas em mensagens de aplicativos. Ao receber qualquer contato via WhatsApp ou outra rede social em nome de um advogado ou escritório, confirme a informação pessoalmente ou por meio de ligação telefônica diretamente com o profissional que lhe representa.
Caso não consiga contato com seu advogado ou tenha dúvidas sobre a veracidade da mensagem, a recomendação é procurar imediatamente a sede da OAB Cataguases, localizada na Rua Eduardo Del Peloso, nº 32, Bairro Granjaria, para que seja feita a verificação junto ao advogado ou advogada responsável pelo processo.
“Esse tipo de crime tem crescido de forma preocupante e afeta diretamente a confiança no sistema de Justiça. É fundamental que a população esteja atenta e conte com o apoio da OAB para combater essas fraudes”, reforça a presidente da subseção que tem recebido informações diárias de golpistas se passando por advogados inscritos na subseção de Cataguases.
OUTRAS NOTÍCIAS
Muriel Duarte Gouvêa é reeleita presidente da OAB Cataguases
Novo golpe do Whatsapp rouba dados bancários; saiba como se proteger
Foto: OAB – divulgação